2016/11/10

CBC quer proibir apps de reproduzirem os seus podcasts públicos


Quando se pensava que a dose de notícias idiotas da semana já tinha sido cumprida com fartura, eis que a CBC (Canadian Broadcasting Corporation) está a exigir que as apps de podcasts removam o acesso aos seus podcasts, por acharem que os mesmos só podem ser ouvidos na sua própria app.

A situação é tão obtusa que até necessita de explicações especiais. Em primeiro lugar temos uma entidade que disponibiliza podcasts publicamente. Em segundo, em vez de eles próprios bloquearem o acesso e apenas disponibilizarem os seus conteúdos por via da sua própria app, acham que está no seu direito impedirem que todos os outros acedam aos podcasts públicos que disponibilizam!

Posto de outra maneira, seria o equivalente a um qualquer site de notícias, com um site público na web, começasse a exigir que ninguém o pudesse visitar a não ser que usasse o seu próprio browser (no entanto, sem nada fazer do seu lado para impedir os acessos que eles consideram ilegais, e em vez disso mandando ameaças para todos os criadores de browsers exigindo que fossem eles a impedir esse acesso "ilegal" ao seu site.)

Esperemos que o Canadá ainda não tenha chegado ao ponto de nos fazer pensar que a vitória de Trump nos EUA tenha sido o acontecimento menor da semana... :P

2 comentários:

  1. Quando podem estar dependentes de contratos de publicidade e querem ser open source é complicado. Por exemplo os jogos sem drm na GOG são um mimo, tanto para comprar e ficar descansado como para fazer download sem pagar e ficar descansado. A solução é o drm?

    ResponderEliminar
  2. É só de mim ou esta imagem no topo da noticia parece ter um efeito 3D (Ilusão de óptica)?

    ResponderEliminar