2016/11/28

Como acabar com o spam via convites de eventos no iPhone


Nos últimos meses tem surgido uma nova vaga de spam direccionada para os utilizadores de iPhones e Macs, que utiliza convites para eventos no calendários como método para fazer surgir notificações com spam nos smartphones e também nos calendários. Felizmente há solução, embora obrigue a dar um salto ao iCloud.com.

Esta técnica, a par de outra idêntica que utiliza convites para apontamentos partilhados (e outra, por enquanto menos frequente, de convites de álbuns partilhados no iCloud) é bastante chata pois não existe forma directa de reportar o convite como sendo spam. A única forma que existe, por agora, é alterar as definições de modo a que os convites para eventos não surjam como notificações e sejam direccionados para o email.


Para isso será necessário:
  1. ir até ao iCloud.com a partir de um browser no desktop
  2. escolher a app do calendário
  3. clicar no símbolo da roda dentada no canto inferior esquerdo 
  4. aceder às preferências e ir para a secção das preferências avançadas
  5. na secção dos convites mudar o comportamento dos convites de "notificações" para "enviar email" (para o email que se desejar).

Se por um lado isto faz com que não se recebam as notificações de convites válidos (para quem os usar com frequência), por outro lado permite que a gestão e bloqueamento do spam seja feita via email tal como acontece para o resto do spam.

Esperemos que numa actualização futura a Apple se lembre desta vertente de envio de spam e disponibilize opções para marcar todo o tipo de convites indesejados e bloqueá-los. Até lá, muitas pessoas continuarão a levar com isto e a pensar que não há forma de o evitar.

Actualização: a Apple já adicionou uma opção para reportar convites spam no iCloud.com.

10 comentários:

  1. Thanks Carlos. Já não sabia o que fazer aos "convites e descontos" que, diariamente, me apareciam no calendário do iPad.

    ResponderEliminar
  2. uma vergonha este tipo de atitudes!

    ResponderEliminar
  3. Grande obrigado pela ideia.
    Falta é saber como reportar senão a moda pega e daqui a pouco fica complicado

    ResponderEliminar
  4. Isto deve muito ter a ver com o quê que se anda a "visitar", pois ainda não recebi nenhuma dessas "coisas"......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não tem nada a ver com que sites visitas. Tem simplesmente a ver com o teu email ser apanhado na lista de spam - e para isso basta algum "amigo" adicionar-te naqueles fantásticos emails em cadeia que mandam para centenas de pessoas com os endereços de email todos visíveis...

      Eliminar
    2. Carlos, não me parece que seja essa a "origem". Mas.....

      Eliminar
    3. É sim, é apenas o email... Depois o iCloud faz-te o "favor" de apresentar automaticamente os convites recebidos em notificação e pré-inseri-los no calendário para que os possas recusar à posteriori.

      Eliminar
  5. O e-mail pode ser obtido não só dessa forma (reenvio em massa com endereços a descoberto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, e no meu caso pessoal que não uso o email do icloud para absolutamente mais nada, teve que ser obrigatoriamente por "brute-force" (aplicando a parte inicial do email a outros domínios). A não ser que se considere a hipótese de alguma app ter roubado esses dados do iPhone... (se bem que não tenho por hábito instalar apps "duvidosas")

      Eliminar
  6. 4 formas de evitar o spam.
    https://www.youtube.com/watch?v=u5JJii269Y0

    ResponderEliminar