2016/11/01

Google promete detectar e remover downloads e reviews fraudulentos de app na Play Store


A Google quer reforçar a segurança e confiança dos utilizadores na sua Play Store, e para isso anuncia nova onda de combate às tentativas de manipulação dos resultados das apps.

Com milhões de apps a competirem pela nossa atenção, é bastante complicado determinar quais serão apps legítimas e recomendáveis, e quais poderão ser potencialmente maliciosas - não só as que se aproveitam de alguma vulnerabilidade, como as que descaradamente podem roubar dados dos utilizadores. Uma das formas que pode levar um utilizador a confiar numa app é a quantidade de downloads e avaliações positivas, mas isso é algo que também já está a ser deturpado por uma indústria de downloads e reviews fraudulentos, sendo isso o que a Google quer combater.

A Google diz ter implementado um novo sistema de detecção de downloads e reviews fraudulentos na Play Store, e que será capaz de lidar com o problema das empresas que empregam pessoas à frente de centenas de smartphones, e que passam o dia a fazer downloads de apps e a dar-lhes a pontuação escolhida pelos seus clientes. Como será de imaginar, a Google não dá grandes detalhes sobre como o sistema de detecção funcionará, mas refere que developers cujas apps sejem repetidamente apanhadas nestes esquemas se arriscam a ver as apps removidas da Play Store.

Neste tipo de jogo do gato e do rato já sabemos que para cada coisa que a Google faça, estes serviços de reviews fraudulentos tentarão encontrar novas formas de as contornar, pelo que o melhor é ter sempre uma dose saudável de desconfiança... e não acreditar cegamente que uma app é segura apenas por ter uns largos milhares de downloads e avaliações positivas.

1 comentário:

  1. Já ficava satisfeito se pudesse filtrar por país, farto de ver lixo e clones de clones de clones vindo da China e arredores.

    ResponderEliminar