2016/11/30

Internet Archive quer criar arquivo no Canadá para escapar a Trump


O Internet Archive é um projecto que tem procurar preservar a web - e muitos outros conteúdos digitais - para a posteridade, mas agora considera que a sua própria missão possa estar em risco e pretende fazer uma cópia adicional do seu arquivo no Canadá.

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas tem gerado bastantes receios entre as empresas de tecnologia, devido a muitas das coisas que ele tem dito (incluindo coisas como "fechar partes da internet" e ridicularizar o direito à liberdade de expressão - direito que ele próprio parece tomar por garantido).

Por isso o Internet Archive avança com o projecto de criar o Internet Archive of Canada, assumindo que mesmo que algo "catastrófico" viesse a acontecer nos EUA, esse espólio de dados continuaria a salvo e acessível. Embora preferisse ver uma maior diversificação (por exemplo, escolhendo um país noutro continente), sempre é melhor ter duas cópias, mesmo que em países vizinhos, do que não ter nenhuma.

Para tornar isto possível o Internet Archive volta a pedir donativos a todos os que se preocupam com estas questões. E esperemos que este seja um daqueles investimentos que nunca se venha a comprovar a sua necessidade!

(Nota: o donativo mínimo é de $10 para evitar questões legais e processuais de doações fraudulentas de baixo valor utilizadas apenas para validar cartões de crédito roubados.)

1 comentário:

  1. Fogo este americonuts parece que o céu está a cair aos pedaços.

    ResponderEliminar