2016/11/12

Interruptor controlado via WiFi por $20


O desejo de controlar remotamente as luzes é um dos mais frequentes por quem se quer iniciar no mundo da automação doméstica, e hoje trago-vos um curioso projecto que cria um interruptor que pode ser controlado via WiFi, é barato, e que pode ser aplicado sobre um interruptor mecânico para uma mais fácil aplicação.

A maior parte das vezes, para se controlar um circuito de iluminação é necessário colocar um módulo por trás do interruptor de parede, ou substituir o interruptor por um com mais "inteligência". No entanto nem sempre é isso que se pretende, e é também frequente os preços serem mais elevados do que gostaríamos.

Este Swtichifi é um projecto que nos mostra que é possível resolver-se o problema por um valor bastante económico (neste caso apenas 20 dólares), e que adopta uma configuração que permite instalá-lo sobre um interruptor mecânico de parede, pelo que nem sequer obriga a mexer na instalação eléctrica e permite que a qualquer momento se possa retirá-lo para deixar tudo como estava.

Há alguns inconvenientes, como ter uma autonomia reduzida (poucos dias até ter que ser recarregado) ou facto de estar preparado para interruptores que não são muito frequentes por cá; mas o mais importante é que certamente encontrarão formas de melhorar esta ideia de modo a aplicá-la aos vossos próprios casos.




1 comentário:

  1. O meu prototipo ainda e melhor que fica por traz do interuptor 😄
    Video.
    https://goo.gl/photos/VsdsyTsBfbWMydFr9

    ResponderEliminar