2016/11/06

iPhone 8 poderá abandonar ficha lightning e optar por carregamento wireless


Depois de nos iPhones 7 a Apple ter tomado a opção "corajosa" de remover a ficha tradicional dos headphones, surgem rumores de que na próxima geração a coragem poderá ir ainda mais longe e remover até a própria ficha lightning, optando por um sistema de carregamento sem fios.

Supostamente, fontes anónima na Foxconn terão revelado que a empresa está a trabalhar em módulos de carregamento wireless para a próxima geração de iPhones, estando a sua utilização dependente de atingirem o nível de eficiência que a Apple exige.

O carregamento wireless é uma funcionalidade em que a Apple tem andado atrás da concorrência (desde os tempos do Nexus 5 que nunca mais peguei um cabo para carregar os meus Androids, sendo que também o Nexus 6 conta com carregamento wireless; e modelos como o Galaxy S7 até vão mais longe ao já serem compatíveis universalmente com os dois maiores sistemas de carregamento wireless) e considerando que já a aplicou ao Apple Watch, será apenas lógico que também o venha a fazer para o iPhone, mais cedo ou mais tarde.

Claro que a inclusão de carregamento wireless não obriga a que seja removida a ficha lightning, mas por muita polémica que isso viesse a causar, seria apenas mais um passo no sentido já definido pela Apple, de que o futuro terá que ser "sem fios".


... Espero apenas que, quando o fizer, que o faça utilizando um sistema de carregamentos wireless que não seja proprietário e exclusivo... pois não queremos passar de um mundo em que temos cabos e adaptadores para um futuro continuaremos a necessitar de bases de carregamento sem fios para os produtos da marca X e outras bases de carregamento sem fios para os produtos da marca Y.

10 comentários:

  1. Não inventem, nem pensar que eles vão tirar a porta Lightning.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vantagem é que, se tirarem, passa imediatamente a ser uma coisa boa. Não é? :)

      Eliminar
  2. E depois andas com o carregador wireless na mochila em vez do cabozinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é só isso.
      Precisas transferir ficheiros para o PC ... fazes como?
      Precisas fazer um update via itunes, para resolver um prob qq de um update OTA ... fazes como?

      Não tens um carregador wireless ao pé, fazes como? :D

      No meu trabalho, acontece muitas vezes, ter que tirar um printscreen no dispositivo, e ter que copiar o print tirado.

      Enfim, quando não se sabe o que anda a fazer, e sem capacidade de efectivamente inovar, optam por estas soluções de ruptura que "parecem" inovação...

      Eliminar
    2. Ainda há gente que transfere ficheiros para o PC por cabo?

      LOL!

      Eliminar
    3. Amigo, ha quem não use só o seu equipamento ... qd tens vários ao molho para testes, e tudo sem cartões SIM ... deves pensar que andas ali a emparelhar... procurar, ou mm por wifi, e ter q configurar contas de mail para 1 printscreen .... é ligar o cabo que está sempre ali, copiar o que é preciso e siga ... há quem trabalhe camarada ... não é só o teu umbigo ;)

      Eliminar
    4. Posso dizer que desde que a Apple dispensou o iTunes para a activação do iPhone e para os backups, nunca mais usei o cabo para mais que o carregar.

      As transferências é tudo wireless; as fotos estão (quase) imediatamente disponíveis no Google Photos (ou FB, ou Dropbox); e mesmo para transferências locais tens apps que te deixar aceder ao iPhone via WiFi (já as usei em tempos, actualmente não tenho sentido necessidade disso - mas é algo a ter em conta para quem não quiser ficar dependente da cloud.)

      Considerando que já vamos a caminho do WiFi "ad" com velocidades de 40Gbps...nem sequer a questão da velocidade será relevante.

      Eliminar
    5. A nível pessoal, nos meus equipamentos ou nos equipamentos que possa mexer, tb não sei qd usei um cabo para transferir files, talvez alguma vez que tivesse a carregar por USB e é uma sorte.

      Mas a nível profissional tudo muda.

      Eliminar
  3. @JP o iTunes sincroniza por Wi-Fi.

    Já ouviu falar de cloud.

    Já ouviu falar de SSH? Eu tenho SSH no meu portátil e maior parte das vezes transfiro por SFTP.

    Além disso, tenho o AirDrop, se forem os dois Apple.

    Essa do "trabalhar" e não ter contas de e-mail configuradas é que é para rir... trabalha com telefonemas e mensagens? Realmente smartphones para quê, se a maioria não sabe utilizar o mínimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério o iTunes da por wifi? Então anda cá tentar...
      E aproveitas tentas tb o airdrop...

      Sabes o que são Apps tipo o BES12, Mobile Iron e derivados?
      Sabes o que é um MDM?

      Ainda és é mto verdinho...

      Não meto conta nenhuma minha num dispositivo de teste, nuns porque não posso, noutros pq não quero, e é muito mais rápido para copiar e correr dois ou 3 queries no dispositivo e 1 printscreen ligar o cabo sem me preocupar com mais nada, só para validar um ticket...

      E fora as vezes que tenho que andar com o Google translate num telefone por cima de um tablet para me orientar em ecrãs russos e outras línguas fixes que domino...

      Eliminar