2016/11/02

LaCie Bolt3 é um SSD externo de 2TB que atinge 2.8GB/s


Os discos externos são muitas vezes associados a desempenhos reduzidos, mas depois há as excepções, como este Bolt3 da LaCie com 2TB e que é capaz de atingir velocidades de 2.8GB/s.

A má fama dos discos externo é dada por aqueles modelos que nem sequer se dignam a tirar partido das velocidades máximas que os interfaces possibilitam (como acontece frequentemente no caso dos discos externos USB 3.0), mas felizmente há quem disponibilize produtos que realmente estão à altura do esperado... embora se façam pagar bem por isso.

É esse o caso do LaCie Bolt3, que recorre a dois SSDs M.2 em RAID 0 para disponibilizar 2TB de capacidade e velocidades de 2.8GB/s de leitura e 2.2GB/s de escrita. Desempenho que o torna adequado para todos os que necessitarem de muito espaço com velocidades a condizer, como será o caso de quem faça edição de vídeo, processamento batch em fotos, ou simplesmente de quem não tiver espaço para SSDs internos e não tiver paciência para esperar por um disco externo convencional.

Para tirarem partido deste Bolt3 será necessário terem uma porta Thunderbolt 3, sendo que o disco inclui uma porta adicional para poderem encadear mais dispositivos (e até recarregá-lo, uma vez que o Bolt3 inclui uma fonte de alimentação externa). O único problema é que estes 2TB de armazenamento ultra-rápido implicam o pagamento de $1999... o que certamente obrigará a maioria dos utilizadores a repensar se tem assim tanta pressa.

2 comentários:

  1. Têm surgido vários artigos sobres estes ssd's enormes com uma excelente performance. Não há dúvida que quando comparamos hdd com ssd a diferença de performance é enorme e bem-vinda. Mas os preços...ai os preços.
    Praí há 3 anos tínhamos um ssd de 120GB a 100€. Agora temos por esse valor 256GB. Melhorou certamente, mas ainda bem longe dos 2800GB que conseguimos em HDD.

    Para quando 1TB SSD por 100€? 2018?

    ResponderEliminar
  2. Necessário Thunderbolt 3... certos portáteis e AIOs de $3000 e lançadaos em 2016 que a marca diz ser os melhores do mundo, melhores que os melhores do mundo, até, não têm pedalada...

    ResponderEliminar