2016/11/22

Notícias do dia

A Europa prepara-se para proibir o express checkout e complicar as compras online; o Google Maps passa a mostrar a afluência nos estabelecimentos em tempo real; espreitamos algumas promoções Xiaomi para a Black Friday; estabilizamos os projectos de crowdfunding com o estabilizador giroscópico Vimble S; e a Google cortou o acesso a utilizadores que quiseram "fazer negócio" com os Pixel.

Esta semana já nos deixamos contagiar pelo espírito natalício e temos para te oferecer uma mega-prenda como gadget da semana: um kit de iniciação ao Arduino que contém muitas dezenas de componentes para que possas explorar todo o mundo de possibilidades que esse mundo nos traz - e não te esqueças que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Xioami Mi Mix não é perfeito mas resolve muitos problemas de um smartphone "full-screen"



O impressionante Xiaomi Mi Mix é o smartphone que por agora mais se aproxima da visão de ter um smartphone cuja parte frontal seja 100% ecrã, e embora ainda tenha alguns aspectos a melhorar, revela desde já algumas soluções técnicas originais. Desde o sistema de projecção de som que evita a coluna superior para as chamadas telefónicas à detecção de proximidade por ultra-sons, tudo ajuda a evitar a necessidade de espaço roubado ao ecrã.

Sabendo-se que já já sensores de impressões digitais que podem ficar escondidos por trás de um ecrã OLED, e que a câmara frontal e sensor de luz poderiam igualmente ocupar apenas uns orifícios no próprio ecrã, parece que está tudo bem encaminhado para que em 2017 se tenha finalmente um smartphone (e tablet) com ecrã a 100%.


Microsoft prepara apps Windows a correr em ARM para o final de 2017





A Microsoft está a preparar-se para fazer aquilo que deveria ter feito nos tempos do Windows RT: fazer com que as apps Windows x86 trabalhassem nos dispositivos ARM. Isso deverá chegar no final de 2017 com o sistema de emulação x86 nos ARM, o que permitirá que a Microsoft expanda a oferta de apps "universais", fazendo com que seja indiferente correr programas Windows em que plataforma for (obviamente, terá que se ver que impacto esta emulação terá no desempenho - mas para muitos programas isso não será problemático.)


Moto Z ganha Android 7.0 e Daydream



Os utilizadores que apostaram no novo Moto Z e Moto Z Force da Lenovo vão ter essa aposta recompensada não só com a actualização para o mais recente Android 7.0 Nougat, como também a satisfação de terem um dos poucos smartphones (os únicos para além dos da própria Google, por agora) que também têm certificação Daydream, o que lhes garante o acesso a experiências VR de alta-qualidade e a compatibilidade com todo o ecossistema Daydream que está a ser criado.

Isto faz com que, por exemplo, fique garantido que a utilização de óculos Daydream trate logo de aspectos como a configuração automática do equipamento, ou a sua interacção com os controladores Daydream.


Netflix em 4K chega aos PCs... mas só alguns

Se acham ridículo que não se possa ter acesso aos conteúdos do Netflix em 4K num PC (graças ao maravilhoso DRM, como sempre), não estão sozinhos. Lentamente, lá se vão dando tímidos passos no sentido de resolver o problema... mas são mesmo muito tímidos. Vai passar a ser possível ver Netflix em 4K nos PCs, mas apenas se usarem o browser Edge da Microsoft e tiverem um CPU Intel Core de 7ª geração (Kaby Lake) - por serem essas as condições necessárias para garantir que o DRM permanece de boa saúde...

Talvez alguém lhes pudesse dizer que não faltam cópias piratas dos conteúdos 4K na internet, e que já era altura de se deixarem de tretas a complicar a vida aos clientes que pagam pelos serviços!


Vodafone apela à emoção e nostalgia este Natal


Sem necessidade de DRM temos o vídeo publicitário que a Vodafone preparou para este Natal, e que pega em elementos bem conhecidos de todos os Portugueses, como as reuniões familiares habituais nesta época do ano - assim como na inevitável passagem do tempo e da forma como as diferentes gerações se relacionam. Embora algo previsível, está bem conseguido. :)




Curtas do dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)