2016/11/25

Notícias do dia

Há que ter cuidado com as Promoções Black Friday que nem sempre são o que parecem - ainda assim, não faltam boas promoções na PCcomponentes (e muitos outros sítios); temos ainda a Sphero Force Band com IFTTT; o projecto TAPS adiciona uma impressão digital a qualquer luva; a ferramenta da Apple para recuperar dados dos novos MacBook Pro em caso de avaria; e ainda as importantes regras para a escolha e gestão de passwords, incluindo o seu armazenamento.

Esta semana já nos deixamos contagiar pelo espírito natalício e temos para te oferecer uma mega-prenda como gadget da semana: um kit de iniciação ao Arduino que contém muitas dezenas de componentes. E relembro que o nosso meeting mensal é já amanhã; e que este mês temos ainda uma prenda muito especial - um Yoga Book - no Clube AadM+. Já não vão a tempo deste, mas se aderirem este mês já ficam habilitados para as prendas de Dezembro.

Xiaomi Mi Mix vem com Cortana e apps MS pré-instaladas



O Xiaomi Mi Mix é um dos mais impressionantes smartphones do momento, com mais de 90% da sua parte frontal a ser ocupada pelo ecrã, e simultaneamente parece mostrar que uma maior aproximação entre a marca chinesa e a Microsoft, pois o smartphone contará com o assistente digital Cortana pré-instalado, assim como o restante conjunto de apps "tradicionais" da MS, como o Word, Excel e Powerpoint.

Há que recordar que esta não é a única parceria, pois recentemente assistimos a um acordo Xiaomi e Microsoft e que também previa a partilha de patentes - pelo que, fica no ar a pergunta se tudo isto não poderá também resultar no lançamento de uma variante ou derivado do Mi Mix... a correr Windows!


Samsung vai aplicar sensor de impressões digitais a todos os smartphones?



A Samsung anda em conversações com diversos fabricantes de sensores de impressões digitais, o que parece dar credibilidade ao rumor de que a empresa se prepara para começar a aplicar este componente em toda a sua gama de smartphones no próximo ano.

Parece-me que será uma progressão lógica, considerando que isto é algo que já começa a surgir em smartphones de fabricantes chineses com preços abaixo dos 100 euros; e considerando que com o Android 6.0 o suporte para este sensor está directamente integrado no sistema e poderá ser utilizado para inúmeras funções de autenticação... há que começar a expandir o seu uso.


Apple quer esclarecimentos da Samsung quanto às suas baterias



A Samsung pode estar a ultrapassar a pior fase do episódio Note 7, mas as repercussões do mesmo irão demorar bastante a ser superados. A SDI, subsidiária da Samsung que produz as baterias, ficou sob suspeita, e agora temos a Apple, um dos maiores clientes da Samsung, a pedir esclarecimentos e garantias de que as baterias que a Samsung produzir estarão livres de problemas.

Refira-se que continua por explicar o motivo pelo qual os Note 7 estouravam, sendo que mesmo o recurso a baterias de outro fabricante não terá resolvido problema - e que parece comprovar que o verdadeiro problema não se limitava apenas à bateria.


Japão quer ficar no topo da tabela com novo super computador



O Japão quer regressar ao topo da tabela da potência tecnológica, e para isso anunciou que irá construir o mais potente super-computador de sempre, capaz de atingir os 130 petaflops. O mais rápido actualmente existente é o Sunway Taihulight chinês, que se fica pelos 93 petaflops. As propostas para a sua construção terminam já no próximo mês e a montagem deveá ter início já no próximo ano.

... É bom que assim seja, porque senão arriscam-se a que outro surja entretanto, com ainda mais potência. Isto de ficar no topo da tabela dos super-computadores é algo que dificilmente pode ser mantido durante muito tempo. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)