2016/11/01

Opera Max passa a "chatear" para acumular tempo na VPN


O Opera MAX disponibiliza uma VPN gratuita que aumenta a segurança e também permite poupar dados, mas relembrando que não é fácil sustentar serviços gratuitos, passa agora a adoptar uma táctica mais agressiva para que os utilizadores vejam publicidade.

Em vez de permitir a sua utilização ilimitada de forma completamente gratuita e sem que os utilizadores voltassem a por os olhos na app, o Opera Max passa a ter um temporizador, ao fim do qual o utilizador tem que regressar à app para adicionar mais tempo, em blocos de 12h.


A parte positiva é que o serviço continua a ser completamente gratuito e não é preciso pagar nada para acrescentar tempo de utilização, a não ser levar com um anúncio sempre que adicionamos mais um bloco de 12h - e há também que agradecer à Opera o facto de não ter sido demasiado intrusiva e deixar que se adicionem múltiplos blocos de 12h de uma só vez, o que facilmente permite que a cada visita se trate do assunto logo para uma semana (ou mais).

Por um lado é "chato" ter que ir lá clicar para ter direito a mais tempo; por outro lado há que ter consciência de que mesmo os serviços gratuitos custam dinheiro a quem os fornece, e que por vezes há que fazer algumas cedências para garantir que o serviço possa continuar a funcionar. Neste caso, penso que ver um bloco publicitário em troca de 12h de VPN parece-me uma forma em que são os utilizadores que continuam a lucrar.

2 comentários: