2016/11/13

Porsche Mission E eléctrico vai ter barulho de motor


A Porsche está a preparar um desportivo 100% eléctrico - antecipado pelo protótipo Mission E - mas há um aspecto onde a modernidade poderá ter que ceder face à tradição: na sonoridade do motor.

Ao que parece, os fãs da marca estão a "exigir" que a Porsche arranje forma do seu automóvel eléctrico produzir barulho do motor que seja satisfatório, não se sabendo ainda se isso passará por simular o som de motores de combustão, ou se alguma nova sonoridade que a Porsche venha a inventar. Seja como for, parece que os fãs não estão dispostos a trocar o barulho dos motores pelo silêncio; ou melhor dizendo, o zumbido dos motores eléctricos, e isto também levanta questões que vão para além do factor tradição.

Não deixará de ser um pouco caricato que se tenha passado a apreciar uma sonoridade que é apenas uma das consequências mecânicas do funcionamento de motores que têm que suportar milhares de explosões no seu interior a cada minuto - certamente o inventor do motor de combustão interna muito teria apreciado que o mesmo fosse silencioso! :)

Mas com o maior silêncio dos motores eléctricos surge também a inevitável questão da segurança, pois o barulho de um automóvel é algo que também serve de sinalização da sua aproximação, especialmente para os peões. Daí que, se se aplicar uma sonoridade falsa aos automóveis, poderemos pelo menos ter essa vertente de volta... (embora neste caso da Porsche, o objectivo é fazer com que o carro soe bem para quem o está a conduzir, e não para quem está cá fora a vê-lo passar.)

Bem, esperemos que, seja qual for a solução, seja dado ao condutor a possibilidade de circular de modo silencioso... pois nem todos são fãs do "barulho".

6 comentários:

  1. Gosto muito de conduzir e por vezes também gosto de apreciar uma condução mais tranquila e suave que só os veículos híbridos ou elétricos conseguem oferecer. Uma desvantagem de motores muito potentes de combustão é nas garagens que fazem muito eco, existem muitos bons motivos para que a Porsche deixe este sistema ser controlado pelo condutor.

    ResponderEliminar
  2. A coisa mais infantil e ridícula que já vi na industria automóvel, mas de longe.

    Mas sim, os carros eléctricos precisam de fazer barulho, façam as rodas que façam mais ruído de rolamento a baixa velocidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de segurança... os pões não estão habituados a carros "silenciosos" e podem acontecer acidentes...

      Eliminar
    2. Sim eu sei, e os veículos de 2 rodas, também, especialmente as bicicletas, que há pessoas que "acham" que não são um veículo como os outros...

      Eliminar
    3. O Leaf faz um zumbido para os peões quando anda a baixa velocidade.

      Eliminar
    4. Eu não estou a dizer fazer barulho, eu estou a dizer de imitar um motor de combustão.

      Eliminar