2016/11/10

Project Soli da Google consegue identificar objectos por perto


Lembram-se do Project Soli da Google que utiliza um micro-radar para detectar gestos feitos no ar? Investigadores utilizaram-na para muito mais que isso, e demonstraram que tem a capacidade de identificar tudo aquilo que se coloca por perto.

Utilizando o kit de desenvolvimento do Soli, investigadores da Universidade de St. Andrews criaram um sistema - o RadarCat -  que é capaz de identificar com elevada precisão objectos que se colocarem por perto, permitindo distinguir entre coisas como uma maça ou uma laranja, um copo vazio ou cheio de água, um smartphone, um teclado, e muitas dezenas de outros objectos.

Isto é conseguido graças à tecnologia de radar utilizada, que cria um padrão de reflexos diferente para cada objecto e que é utilizado para distinguir entre eles; e que vai ao ponto de poder diferenciar entre a colocação de um smartphone ou tablet com a face voltada para cima ou para baixo.

Embora não haja ainda data prevista para quando poderemos ver este tipo de tecnologia aplicada em produtos comerciais, dá-nos a certeza de que será uma questão de tempo para que isso aconteça. E depois não se admirem se virem pessoas nas lojas a encostar os seus smartphones à fruta nos supermercados, usando uma app que lhes indica se a mesma está no ponto ideal de maturação para ser consumida. :)


2 comentários:

  1. Achei legal um projeto da google, usando um tablet microsoft, com linux instalado.

    ResponderEliminar
  2. Pois é verdade é o Ubuntu que está instalado neste tablet, foi logo a primeira coisa que me saltou a vista

    ResponderEliminar