2016/11/07

Samsung confirma inteligência artificial para o Galaxy S8


A Samsung vai precisar de usar todos os trunfos para recuperar do caso dos Galaxy Note 7, e para o Galaxy S8 confirma desde já que vai apostar num assistente digital que poderá deixar tanto a Google como a Apple para trás.

A confirmação da aposta num assistente digital para o futuro Galaxy S8 não apanhará ninguém de surpresa, considerando que a Samsung recentemente comprou a Viv, a nova empresa dos criadores da Siri, e que apresentou um dos mais avançados sistemas de assistentes digitais até à data, capaz de compilar os pedidos dos utilizadores em mini-programas que são executados para concretizar os seus comandos.

Para além disso, é apenas a confirmação daquilo que também já tem sido referido, de que a próxima grande aposta será na inteligência artificial, e que será esse o elemento diferenciador e "fidelizador". Pois, a partir do momento que alguém nos traga um assistente digital que realmente nos percebe e consegue fazer tudo o que lhe pedimos, todos os outros (que não o façam) passarão a ser considerados "burros" - e isto será cada vez mais importante à medida que os assistentes se alastram para fora dos smartphones e começam a infiltrar-se um pouco por todo o lado (como as nossas casas.)

Como sempre, a concorrência será boa para todos, mas não deixaria de ser curioso que a Samsung conseguisse jogar este trunfo e superasse o assistente da Google e a Siri da Apple... graças à ajuda dos criadores da Siri!

4 comentários:

  1. " ... vai apostar num assistente digital que poderá deixar tanto a Google como a Apple para trás"
    E para isso comprou a Viv: http://abertoatedemadrugada.com/2016/10/samsung-compra-viv-siri-20.html

    E o problema da informação e da sua indexação/pesquisa (e depois a sua apresentação e tradução em acções concretas, como a reserva de mesa de um restaurante) - onde a Google leva uma enorme vantagem (insuperável?) em relação à Apple e à Samsung?

    Dando como certo que o próximo grande passo nos smartphones é a inteligência artificial, vejo a Google a dominar e a fazer, como agora, do Android e do IOS plataformas para os seus serviços. A Samsung bem se esforça mas não chega lá (agora ... o tal algoritmo de pesquisa que meta o da Google num chinelo pode sempre acontecer).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de saber onde anda essa "enorme vantagem", só vejo fanboys a falar dessa teórica vantagem, não vejo nada em concreto, até esse exemplo da reserva no restaurante, a Apple teve MUITOS ANOS antes da Google ter.

      Eliminar
    2. Ao Rui:
      Siri is too limited and unreliable to be an effective weapon for Apple in the coming AI wars. It seems stagnant. Apple didn’t become great by just following the data on what customers are doing today. It became great by delighting customers with feats they didn’t expect. The AI revolution will demand even more of that. (Walt Mossberg: Why does Siri seem so dumb?)

      Eliminar