2016/11/23

Vídeo crasha iPhones e obriga a fazer hard reset


Se têm um iPhone, cuidado com os links em que clicam, mesmo que pareçam ser um normalíssimo vídeo MP4. Há um vídeo que quando visto no Safari num iPhone ou iPad os encrava ao ponto de ser necessário um hard reset.

Faz lembrar os tempos em que se podiam crashar todos os telemóveis Nokia das redondezas colocando alguns caracteres estranhos no nome do nosso telemóvel visível publicamente via Bluetooth; ou ainda um bug que eu próprio testemunhei pessoalmente, em que um iPhone "brickou" completamente ao ver uma simples imagem.

Desta vez, felizmente, o problema não resulta em danos permanentes e obriga apenas ao incómodo de forçar um hard reset para voltar à normalidade. Isso é feito pressionando continuamente o botão de power + home button durante uma dezena de segundos, até que se veja a indicação do reboot no ecrã; ou no caso do iPhone 7, que não tem o botão home físico, pressionando o botão de power mais o botão de reduzir o volume.

O vídeo em questão parece baralhar o sistema de descodificação do iOS, afectando tanto a mais recente versão do iOS 10.2 beta 3, como versões tão antigas quanto o iOS 5 (e provavelmente até versões anteriores.) Por isso, estejam atentos aos links para vídeos que vos enviarem, particularmente aqueles que forem enviados por aqueles amigos que podem achar piada a este tipo de brincadeiras.


6 comentários:

  1. O rebanho ainda não veio defender a Apple?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse rebanho anda noutro blog, cujo fundados é mui conhecido por idolatrar as maças.

      Eliminar
  2. não sabem fazer comentários de jeito?

    ResponderEliminar
  3. Isto até tem piada, desde que não destrua o equipamento, pois aí seria crime..., mas, no mundo dos 0 e 1 tudo é possível, e eu já não me admiro assim tanto destas esquizitices... :)

    ResponderEliminar