2016/11/18

Workflow para iOS fica mais fácil de utilizar


O Workflow para iOS é uma daquelas apps tão potentes e versáteis que não é fácil explicar (ou conhecer) as suas potencialidades. É precisamente nessa vertente que a mais recente actualização se vem focar, facilitando o processo de descobrir rotinas e ajudar os utilizadores a tirar partido dele.

O Workflow é uma app que permite automatizar inúmeras funções, podendo ser considerado um misto do Tasker para Android com o IFTTT, sendo ainda mais versátil nuns aspectos (e menos, noutros). Seja como for, é daqueles programas que continuamente nos surpreende pelas suas capacidades, e que para alguém que tenha algumas noções de programação se torna num verdadeiro canivete suiço que pode transformar tarefas que demoravam longos minutos, ou até horas, em coisas que podem ser feitas em segundos com um simples toque no ecrã.

Para se ter uma ideia, o Workflow permite fazer coisas como traduzir páginas web e enviá-las para o email ou para outros serviços; pode ir buscar fotos de uma página; pode criar um GIF animado com base numa sequência de fotos; e até pode ser usado para criar uma acção que surgirá no painel de partilha do iOS, facilitando assim o acesso à mesma a partir de qualquer outra app. As potencialidades não param de surgir a cada opção que se vai explorando, e é mesmo uma tarefa sem fim (e basta explorar alguns dos scripts mais potentes para depressa se expandir a noção do que se torna possível fazer com esta app.)

Agora, em vez de atirar os utilizadores para uma "página em branco", temos um novo processo de introdução que ajuda a explicar todas estas potencialidades aos novos utilizadores, sugerindo-lhes desde logo algumas acções que lhes poderão ser úteis. A galeria de acções já feitas foi também revista, ganhando novas secções com nomes mais descritivos que também ajudarão os novos utilizadores a orientarem-se e a encontrarem o que procuram.

O Workflow custa €2.99 na App Store, e é daquelas apps que, qualquer que fosse o seu preço, seria sempre uma pechincha. :)

1 comentário:

  1. Está um espetáculo a apresentação da app. Penso que toda a gente começa por automatizar a criação de um gif de três fotografias. Depois de apanhar o jeito, esta página (atualizada diariamente) tem montes de "workflows públicas".

    Escolhendo uma, entre View Workflow Content e View on Workflow.is apanha-se a arquitetura. Ou lê-se o QR code com uma app e abre-se na app Workflow e já está pronta a usar.
    http://www.workflow-vcs.dehttp://www.workflow-vcs.de

    ResponderEliminar