2016/12/03

Amazon disponibiliza camião Snowmobile para transferir até 100PB de dados para a cloud


Já imaginaram quanto tempo seria necessário para fazer o upload de umas centenas de petabytes de dados para a internet, ou exabytes? Provavelmente não, mas a Amazon já disponibiliza soluções para tal, sob a forma de um camião que pode transportar 100PB de dados de uma só vez.

Hoje em dia tratamos os gigabytes e terabytes com naturalidade e, com velocidades de 1Gbps nas ligações à internet a serem cada vez mais comuns, o envio de dados para a cloud parece ser algo que se faz sem problemas. Mas, como sempre, tudo é relativo...

O ano passado a Amazon apresentou-nos a sua mala Snowball com capacidade para até 50TB e que acelerava o processo de transferência de dados de/para a cloud. Mas para quem lidar com quantidade de dados bem superiores, a perspectiva de ter que enviar centenas ou milhares de malas não é solução; daí a chegada de uma nova modalidade: o camião Snowmobile com capacidade para 100PB.

Um Petabyte são 1000TB, pelo que facilmente se vê que este serviço é vocacionado para um conjunto bastante restrito de clientes. O Snowmobile é um contentor de 45 pés, à prova de água e com ambiente controlado, e que é transportado até às instalações do cliente para receber os dados, suportando até 1Tb/s usando múltiplas ligações de 40Gb/s. Mesmo a estas velocidades, encher um Snowmobile demorará cerca de 10 dias, mantendo-se as transferências à velocidade máxima.

Serão 10 dias a gastar continuamente 350kW de energia, mas no caso de não terem capacidade para tal a Amazon também pode disponibilizar um gerador em opção; assim como segurança privada durante este período (escolta durante o transporte já está incluída). E claro, todos os dados estão encriptados e o contentor tem tracking GPS... não vá alguém ter ideias de deitar as mãos a tal quantidade de dados.

Com este sistema, transferir estas astronómicas quantidade de dados para a cloud da Amazon passa a ser uma possibilidade bastante mais realista, ao invés de se fazerem contas em anos ou décadas para as transferir usando ligações de rede tradicionais. Como curiosidade, a 1Gbps conseguimos transferir cerca de 75TB por semana... pelo que para transferir 100PB, necessitaríamos de algo como... 1333 semanas (mais de 25 anos)!

... Sempre nos dá uma noção mais física daquilo a que se costuma chamar "big data", não? :)

3 comentários:

  1. Excelente. Já estou a ver que a minha carta de pesados ainda me vai ajudar no futuro, na minha carreira de T.I. 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente há mais futuro como segurança para a escolta... já que o camião se arrisca a ser autónomo. :)

      Eliminar
  2. Ahahah, ó Carlos, agora é que acertaste na mosca!
    Claro que o meu comentário era uma piada, pois não tenho carta de pesados, mas a verdade é que o pessoal que a tem carta se vai ver a braços com um grande problema no futuro próximo...

    Sobre o artigo, obrigado por esta jóia. Certamente que são poucos, mas considerar que alguém necessita de um camião para conseguir colocar dados na 'nuvem' de forma mais rápida é, no mínimo curioso, sem dúvida.

    ResponderEliminar