2016/12/06

Analistas dizem que Apple Watch está a vender pouco - Apple responde com vendas recorde


O sector dos smarwatches não tem sido o sucesso que muitos fabricantes esperavam, mas a Apple diz que o Apple Watch está a ter vendas recorde, contrariando as estimativas de alguns analistas que indicavam uma quebra substancial nas vendas.

A IDC tinha dito que o Apple Watch teria vendido apenas 1.1 milhões de unidades, valor que lhe permitia continuar a ser o smartwatch mais vendido e com cerca de 40% do mercado, mas representando também uma preocupante quebra de 71% face às vendas no terceiro trimestres do ano passado. Segundo a mesma empresa, o mercado dos wearables continua a ser dominado por produtos mais baratos, como as braceletes da Fitbit, Xiaomi e Garmin.

Mas a Apple já veio contrapor com informações completamente diferentes, dizendo que o Apple Watch 2 tem obtido vendas recorde, e que a primeira semana de vendas do período de férias foi a melhor de sempre em termos de vendas, e que isso faz prever que este trimestre também venha a ser um recordista.

Ora... tal discrepância pode resultar do facto das vendas do Apple Watch 2 só terem começado no final de Setembro, e a quebra estimada referir-se às vendas antes desse momento. Mas também se sabe que os produtos da Apple têm habitualmente grandes picos de vendas na fase de lançamento e nas semanas/meses seguintes, à medida que a capacidade de produção vai satisfazendo a procura, mas que depois as coisas acalmam (aliás, há analistas que dizem que nos iPhones 7 a quebra nas vendas já se começa a fazer sentir e que a Apple já cortou nas encomendas).

Infelizmente, uma vez que a Apple não divulga dados em separado para os Apple Watch, teremos que escolher entre confiar nas previsões e estatísticas das empresas de análise de mercado, ou naquilo que a Apple nos diz.

4 comentários:

  1. Lol. IDC.

    A acreditar na IDC, o Windows Phone é hoje o 2° maior SO em unidades vendidas (não é).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe disso, segundo a IDC:

      Android 87.6%
      iOS 11.7%
      Windows 0.4%
      Others 0.3%

      fonte:
      https://www.idc.com/prodserv/smartphone-os-market-share.jsp

      Eliminar
    2. Eu estava-me a referir a isto:

      http://abertoatedemadrugada.com/2011/06/windows-phone-passa-iphones-em-2015.html?m=1

      Eliminar
    3. 2011 foi há uma "eternidade" atrás. ;)

      Eliminar