2016/12/30

Como adicionar eventos ao calendário Google a partir da barra de endereços no Chrome


Se utilizam o Chrome e dão uso intensivo ao calendário da Google, há um pequeno truque que permite criar novos eventos directamente a partir da barra de endereços do browser.

Se costumam criar novos eventos no Google Calendar a partir do Chrome já terão chegado à conclusão que ter que abrir a página dos calendários da Google, clicar em criar novo evento, escrever a informação pretendida, e guardar, não é propriamente a coisa mais imediata no mundo. Adicionar um evento directamente da linha de endereços seria bastante mais prático, e felizmente é possível.

O processo recorre à capacidade do Chrome em nos deixar definir motores de busca personalizados, que aqui será utilizada não para pesquisar mas sim para criar um novo evento.

A ideia é criar um novo "motor de busca" (botão direito na barra de endereços seguido de "edit search engines"), definindo um atalho de acesso como "cal" e atribuir-lhe a seguinte expressão:

http://www.google.com/calendar/event?ctext=+%s+&action=TEMPLATE&pprop=HowCreated%3AQUICKADD

Depois, adicionar um evento no calendário torna-se tão fácil quanto escrever "cal" na barra de endereços, seguida de tab, e da descrição do evento como fariam no "quick add" do Google Calendar; por exemplo, "work meeting next wednesday at 10AM". Seremos levados directamente para a página do evento já pré-preenchido com a informação pretendida, bastando confirmar que está tudo correcto e guardar o evento.


Dica adicional: podem aproveitar a oportunidade para fazerem uma limpeza às muitas sugestões de motores de busca que se devem ter infiltrado no Chrome ao longo de anos de navegação, e aproveitando para criar atalhos fáceis de lembrar para os que acharem úteis. Por exemplo, no meu caso basta escrever "imdb" para fazer uma pesquisa de filmes ou séries no site, ou "yt" para fazer uma pesquisa no YouTube, ou "kk" para pesquisas no KuantoKusta.

3 comentários: