2016/12/06

Google lança Android 7.1.1 para os Nexus


Depois dos novos Pixel se terem estrado com o Android 7.1, é finalmente tempo do mais recente Android 7.1.1 chegar também aos Nexus com as mais recentes novidades do Android Nougat.

Enquanto os fãs dos Nexus se vão mentalizando que a preferência da Google agora vai para o Pixel, o Android 7.1.1 que irá chegando ao longo das próximas semanas aos Nexus 6, 5X, 6P, Nexus Player, e claro, os Pixel, ajudará a reduzir um pouco as diferenças entre estas duas séries.

Entre as novidades temos o teclado com imagens integradas (que curiosamente já estava disponível no Gboard para iOS que lançou há mais de meio ano atrás) e que permitirá inserir GIFs no Hangouts, Allo, e Messenger; mais emoji com suporte para maior variedade racial e igualdade sexual nas profissões; e também outros pormenores que serão mais funcionais no dia a dia.

Por exemplo, com o 7.1.1 passamos a ter os atalhos rápidos pressionando continuamente no icon das apps, servindo como resposta à funcionalidade idêntica presente no iOS através do Force Touch - aqui com a vantagem de funcionar sem exigir um touchscreen sensível à pressão. Infelizmente, coisas como o Google Assistant continuam a ser um exclusivo do Pixel, pelo que os utilizadores dos Nexus terão que se contentar com o acesso ao assistente "normal" via Ok Google ou pressionando o botão do microfone na pesquisa.

Como é habitual no Android, o processo irá sendo feito de forma faseado ao longo das próximas semanas, pelo que não desesperem se a notificação da actualização demorar a aparecer...

2 comentários:

  1. Já apareceu :D Nexus 5x mas devo adiar até darem a possibilidade do night mode outra vez

    ResponderEliminar
  2. Atualizado. Devia ter uma indicação visual para informar que existe o menu do aplicativo. Vc fica pressionando os após pra ver se tem menu. Isso é estranho principalmente se fizer isso da tela de todos os aplicativos.

    ResponderEliminar