2016/12/07

Helio X23 e Helio X27 são a nova aposta da MediaTek


O nome MediaTek esteve durante muito tempo associado a equipamentos de baixo custo e desempenho mediano, mas os tempos são outros e os seus novos SoC atraem o interesse de cada vez mais fabricantes - incluindo a própria Samsung.

Os Helio X20 e X25 que equipam, por exemplo, o novo Vernee Apollo e Lite, já têm substitutos à altura: com o Helio X23, Helio X27 e também o futuro Helio X30.

Os novos processadores apresentam-se com suporte melhorado para câmara dupla e, como não poderia deixar de ser, melhor desempenho e consumo mais reduzido. A aposta continua a ser na arquitectura "Tri-Cluster", com recurso aos núcleos ARM Cortex-A72 (2) e ARM Cortex-A53 (8), estando cada conjunto de quatro núcleos optimizado para trabalhar a velocidades diferentes.

A MediaTek aposta forte na captação de imagem, com o processador de sinal Imagiq. Este é supostamente o primeiro ISP a integrar câmaras de cor e monocromáticas, permitindo o efeito de profundidade de campo que já começa a ver em equipamentos de gama baixa.

Os novos processadores apresentam ainda suporte para uma tecnologia de poupança de energia no ecrã, que promete ganhos na casa dos 25%.  Os primeiros smartphones equipados com estes novos Helio X23 e X27 deverão chegar ao mercado já nos próximos meses.


Por: Luis Costa

3 comentários:

  1. Um dos grandes problemas dos MediaTek sempre foram as actualizações

    ResponderEliminar
  2. Quem compra smartphones com processador MediaTek arrisca-se a ficar com a versão do Android que veio de origem e nunca receber actualizações...
    A MediaTek tem muito má fama de não lançar (ou lançar tarde) os drivers para as marcas poderem lançar as actualizações para as versões mais actualizadas do android...

    ResponderEliminar
  3. É comprar um modelo que tenha comunidade... Problema resolvido.

    ResponderEliminar