2016/12/15

Notícias do dia

Novo caso de hacking no Yahoo atinge mil milhões de utilizadores; a Apple remove estimativa do tempo de bateria nos MacBook Pro; a Synaptics anuncia sensor de impressões digitais que funciona atrás de vidro; o The Grand Tour afinal não superou o Game of Thrones nos downloads ilegais; e ainda o perigo das vendas no Ebay ao assumir que o comprador tem sempre razão.

Aproveito para relembrar que o nosso meeting especial de Natal é já este sábado; que o nosso mega-passatempo de Natal continua a dar prendas diárias, e hoje é uma escova de dentes Philips Sonicare CleanCare+; e agora, as notícias do dia.

Onvocal lança headphones bluetooth com acesso à Alexa da Amazon



Ainda estamos distantes de um futuro à "Her" em que temos uma assistente artificial constantemente no ouvido, mas quem se sentir atraído por essa ideia poderá gostar de saber que a Onvocal nos quer aproximar disso com os seus novos headphones bluetooth com acesso directo à Alexa da Amazon.

Os headphones ainda dependem de um smartphone e de uma app, mas considerando que já vamos tendo smartwatches com conectividade 3G a preços ridiculamente baixos, não me parece difícil imaginar que em breve surjam headphones completamente autónomos que possam aceder directamente aos assistentes digitais sem necessidade de um smartphone.


Facebook testa sugestões inteligentes no Messenger



O Facebook ainda não tem data oficial para fazer chegar a todos os utilizadores o seu assistente M no Messenger, mas vai testando as águas de forma mais subtil com um sistema de sugestões inteligente que tentará perceber o contexto das conversas e disponibilizar acções apropriadas.

O sistema pode parecer uma mera curiosidade - sugerindo coisas como stickers, ou o envio da nossa localização, em antecipação a coisas que se possam desejar fazer - mas é uma forma menos intrusiva de ir avaliando a capacidade de reconhecer aquilo que se está a fazer. No entanto, como é costume, por agora são testes que apenas estão a ser feitos nos EUA...


Microsoft Edge também vai bloquear conteúdos em Flash



Os dias do Flash na web estão contados, e também o Edge da Microsoft vem contribuir para isso. A próxima actualização deste browser vai seguir os passos do Chrome e passar a bloquear os conteúdos Flash optando pela apresentação das versões em HTML5.

Nos casos em que só está disponível a versão em Flash, os utilizadores terão a opção de confirmar o carregamento desse conteúdo (click-to-run) - sendo que também existirá uma lista de excepções para os sites mais populares, que por agora poderão correr conteúdos flash sem "chatear" os utilizadores com esse procedimento.


Gmail só vai "ler" os emails depois de chegarem à Inbox



A Google estava a enfrentar um processo que a acusava de violar a lei ao aceder aos emails enviados por outros serviços para apresentar publicidade; e em resposta a isso poderá ser obrigada a alterar o sistema para que a leitura desses emails (para efeitos de apresentação de publicidade) seja feita apenas após os emails terem dado entrada na inbox dos seus utilizadores.

Para os utilizadores finais nada muda, pois a Google continuará a fazer exactamente o mesmo que tem feito até aqui; mas a nível técnico, a alteração poderá dar bastante trabalho e obrigar a alterar todo o processo de tratamento do email. Isto porque continuará a haver necessidade de fazer o scan "antes" para efeitos de detecção de malware, spam, etc. mas para efeitos de publicidade só poderá ser feito "depois".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)