2016/12/28

Notícias do dia

Que CPUs teremos nos smartphones em 2017; a Apple dominou as compras de Natal nos EUA; o popular HandBrake chega finalmente à versão 1.0.0; a Gionee lança smartphone de luxo com 7000mAh e preço que envergonha até o mais caro iPhone 7 Plus; e a Google diz que as chaves de segurança são o método mais seguro de autenticação.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que hoje a prenda que temos para vos oferecer é um SSD de 120GB... e que também já é conhecida a prenda mistério que estávamos a reservar para o final deste ano:

Ganha um Huawei P9



Já está revelado a nossa mega-prenda de final de ano que irá encerrar o ano de 2016 em beleza e proporcionar uma entrada em 2017 da melhor forma: um fantástico smartphone Huawei P9 gentilmente disponibilizado pela Huawei. Este foi um dos primeiros smartphones a estrear um sistema de câmaras duplas na traseira, desenvolvido em parceria com a Leica.

Para uma prenda especial existirão também algumas regras especiais, que serão reveladas no próprio dia, mas posso avançar desde já que todos os que já participaram em qualquer um dos dias do nosso mega-passatempo de Dezembro estarão automaticamente habilitados a ganhá-lo - mas não deixem que impeça o reforço da vossa participação no próximo dia 31. :)


Nintendo Switch não vai ter bateria substituível



Quem se preocupar com a longevidade da sua futura consola Nintendo Switch poderá ficar um pouco preocupado ao descobrir que a mesma não terá bateria substituível. Pelo menos é essa a informação que foi revelada pelos pedidos de certificação à FCC, e que significa que ao fim de alguns anos de uso a Switch irá inevitavelmente perder capacidade de carga sem forma fácil de resolver isso.

Tudo fica agora dependente do grau de facilidade/dificuldade em trocar a bateria ao se abrir a consola... Sendo que, por outro lado, são muitos os tablets que não possuem bateria substituível e ninguém parece ter ficado muito incomodado com isso.


Novos Lenovo ThinkPad vêm sem bloatware



O ritual de reinstalar o sistema operativo num portátil acabado de comprar é, infelizmente, uma prática corrente para nos livrar de todas as tralhas que habitualmente vêm pré-instaladas, mas na nova série de portáteis da Lenovo parece que não irá ser necessário. Os novos ThinkPad farão parte do programa "Signature Edition" da Microsoft, pelo que terão o Windows tão "puro" quanto possível.

Uma medida necessária para ajudar a recuperar a confiança do público após a descoberta que algum do software pré-instalado tinha graves riscos de segurança que deixavam os utilizadores em risco.


Coreia do Sul multa Qualcomm em 820 milhões de euros por práticas anti-competitivas



O sucesso da Qualcomm vai ter um revés de final de ano na Coreia do Sul, onde as entidades reguladores a querem multar em mais de 820 milhões de euros por práticas anti-competitivas e de abuso de posição dominante. Em causa estão as muitas patentes que detém, e com as quais força os concorrentes a pagarem pelo acesso a conjunto alargado delas em vez de permitir que o fizessem apenas só para aquelas em que estariam interessados.

A Qualcomm vai recorrer e é certo que irá acusar esta posição como sendo de proteccionismo para com as empresas sul-coreanas como a Samsung e LG.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: