2016/12/07

Notícias do dia

Galaxy S8 também vai abandonar a ficha dos headphones; Apple admite mais problemas nos iPhone 6S a causar shutdowns; Leap Motion mostra nova geração de tracking de mãos para VR; Google volta a reduzir tamanho das actualizações das apps Android; e Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube unem-se contra conteúdos terroristas.

Seguem-se as notícias do dia, mas não sem antes relembrar que a nossa prenda de hoje do mega-passatempo de Natal 2016 é um media player Android WeTek Hub.

EFF quer que Uber deixe de fazer tracking dos utilizadores após as viagens



A recente actualização da app da Uber que passa a fazer tracking dos utilizadores após o fim da viagem tem gerado bastante polémica, e nos EUA a EFF (Electronic Frontier Foundation) vem juntar-se ao grupo de críticos, dizendo que a Uber deveria respeitar os utilizadores e dar-lhes uma opção - viável - para não serem seguidos de forma contínua.

Em causa estão questões como, o facto da Uber dizer que só usa os dados recolhidos até 5 minutos após uma viagem não impede que a mesma tenha acesso aos dados da localização do utilizadores 24h por dia; e que a única forma de impedir isto é bastante arcaica, implicando ligar/desligar o acesso à localização; ou ter que introduzir endereços manualmente e destruindo a simplicidade de utilização da app.

Esperemos que a Uber aproveite esta oportunidade para demonstrar que respeita os seus utilizadores e disponibilize as opções necessárias para que sejam eles a escolher que tipo de acesso pretendem dar.


Google G Suite facilita a inserção de referências e atribuições em documentos



A Google quer tornar o seu "Google Docs" (G Suite) mais amigo de todos os que têm que adicionar referências nos seus documentos, e passa a permitir fazê-lo com apenas um clique a partir da secção de "explorar" que permite pesquisar outros conteúdos na web. Assim, mesmo estando no processo de escrita, pesquisar por algo, encontrar o que se pretende e inserir automaticamente a referência ao site com essa informação, passa a ser bastante mais simples e prático.

O sistema até permite escolher entre diferentes formatos de atribuições: MLA, APA, e Chicago.


Parlamento Russo acusa o FIFA17 de conter propaganda "gay"



Quando se pensa em políticos preocupados com software, imaginar-se-ia que seria por causa de coisas que pusessem em risco a segurança nacional ou a dos seus cidadãos. Mas na Rússia o que parece estar a preocupar alguns membros do parlamento parece ser o facto da EA ter uma campanha que permite aos jogadores do FIFA 17 obter um equipamento com as cores do arco-íris em apoio a um movimento contra a homofobia.

... Imagino que estes senhores sejam capazes de até lançar uma bomba nuclear para dissipar um qualquer arco-íris que ouse aparecer nos céus da Rússia.


Google Play ganha filmes em 4K



Quem quiser tirar partido da resolução do seu televisor Ultra HD 4K tem que recorrer ao Netflix ou YouTube, mas agora também o Google Play passa a ter catálogo de filmes em Ultra HD, começando logo com 125 filmes que os interessados poderão comprar e ver nos seus Chromecast Ultra, ou Smart TVs ou media players compatíveis (a Google refere o Xiaomi Mi Box 3).

Infelizmente - e sem surpresas - por agora é algo que não está disponível no nosso país; mas esperemos que isso seja rectificado em breve... até lá, a Netflix agradece. ;P

Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)