2016/12/30

Shift permite aceder a múltiplas contas Gmail simultaneamente


Se diariamente vivem com a frustração de utilizar múltiplas contas Google/Gmail num só computador, poderão gostar de conhecer este Shift, que facilitará todo o processo.

O Gmail pode ser um excelente serviço de email, a par dos demais benefícios das contas Google (calendário, drive, etc.) mas as suas vantagens terminam a partir do momento em que necessitam de aceder a múltiplas contas simultaneamente. É algo que pode ser tão simples quanto quererem utilizar uma conta pessoal e de trabalho simultaneamente, ou outras para usos específicos.

Tradicionalmente isso obriga o utilizador a recorrer a uma janela "incógnita" (que permite abrir outra sessão, mas só uma) ou ir utilizando browsers diferentes. Sendo que em qualquer um destes casos não será propriamente a solução desejada. O Shift resolve isso permitindo aceder a um número ilimitado de contas Google, colocando o Gmail, Calendário e Drive de todas elas a um clique de distância e estando disponível para Windows, Mac e Linux.

O único problema é que a versão gratuita está limitada a duas contas simultâneas (o que poderiam fazer usando o truque de recorrer a uma janela incógnita do browser) sendo que o acesso a contas ilimitadas fica disponível na versão paga, que custa $19.99 por ano. (Nota: também pode ser usado com contas Outlook.)

15 comentários:

  1. Sem me referir especificamente à aplicação, que nunca usei e não conheço as suas vantages, mas para usar várias contas Google em simultâneo basta clicar no avatar que aparece no canto superior direito e adicionar (ou saltar entre) contas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, no gmail vai-se ao avatar e aparece todas as contas google que nos pertencem.
      Existe ainda a possibilidade que utilizava antes, que é nas definições criar pessoas diferentes abrindo dessa forma "2" ou mais chromes cada um com a sua conta de email.

      Eliminar
    2. Há muitos casos em que não interessa ter as diferentes contas associadas a uma só, ou casos de contas partilhadas entre várias pessoas.

      Eliminar
    3. O método descrito pelo João Antunes não associa as contas umas às outras, apenas permite que estejam abertas em simultâneo naquela sessão/browser em concreto.

      Eu tenho, no trabalho, três contas abertas em simultâneo na mesma sessão/browser, sendo que uma delas é partilhada por várias pessoas. Quando acedem a essa conta a partir de outra sessão/browser/pc, apenas abre essa conta. O mesmo acontece quando abro qualquer uma das contas noutro pc (em casa). Apenas abre essa conta. Se quiser as outras em simultâneo, tenho de utilizar, em cada sessão/browser/pc o método descrito pelo João Antunes.

      Este método é super conveniente, sendo que, para mim, o único senão é que quando se faz logout, o google termina todas as contas, tendo de voltar a fazer login nas que pretendo manter abertas.

      Eliminar
    4. Exato. Estão-se a referir a este método (que também costumo usar)

      http://www.tecwhite.net/2013/09/acessar-varias-contas-gmail.html

      Eliminar
    5. O problema que eu encontro quando utilizo as várias contas na mesma sessão de browser, é ter dificuldade em escolher qual user que gDrive que deve abrir um link partilhado de um ficheiro ou qual é o user quero para autenticar um serviço externo.

      Eliminar
  2. Para e-mails, continuo a preferir o Thunderbird.

    Seja como for, para tudo o resto, uso o Franz. É gratuita e suporta mais que duas contas do Gmail. Permite também associar contas do Skype, Facebook Messenger, WhatsApp, Slack, etc

    ResponderEliminar
  3. Mas se eu utilizar diferentes utilizadores no chrome não faz o mesmo?

    ResponderEliminar
  4. Não vejo qual é a utilidade disto. Ao contrário do que é dito no post, é possível abrir diferentes contas na mesma sessão do browser. Faço isso todos os dias. O único problema é quando se faz logout numa conta, pois encerra as outras que estão abertas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim? Fazes login numa conta Google, vais ao Gmail, estás nessa conta. Se abrires nova tab para ir a outra conta Gmail... já estás na conta anteriormente aberta.

      Eliminar
    2. No GMail, carregas na tua foto de utilizador, e tens a opção "Add account". Aí fazes login na segunda conta, e consegues ter as duas sessões abertas sem usares um separador incógnito.

      Seja como for, o velho Thunderbird funciona que é um mimo! :)

      Eliminar
    3. Mas com isso ficas com a segunda conta "associada" à tua conta... o que poderá não ser desejável nalgumas situações em que se queira manter a total separação das ditas.

      Eliminar
    4. "Associada"? Desculpa, mas não percebi.

      Aba 1 - Conta Gmail 1
      Aba 2 - Conta Gmail 2
      Aba 3 - Conta Gmail 3

      Não há "associação" nenhuma.

      Eliminar
    5. Vou experimentar, tinha ideia que ao se "adicionar" uma nova conta por esse meio passava a ficar associada à nossa conta principal.

      Eliminar
    6. Nunca investiguei a fundo, mas as contas @gmail ficam associadas ao browser ou sessão, e não umas às outras.

      Eliminar