2016/12/07

Virtuix Omni cancela compras dos investidores internacionais


Há mais de três anos a Virtuix conseguiu angariar mais de 1 milhão de dólares para tornar realidade o seu sistema de locomoção omni-direccional para VR; agora que está finalmente prestes a ter o produto finalizado, está a "recompensar" os investidores internacionais com o cancelamento da sua encomenda.

Vamos ignorar o facto do Virtuix Omni estar inicialmente prometido para Janeiro de 2014, e que desde então já passarão praticamente 3 anos; 3 anos em que muitos investidores se mantiveram confiantes em que o produto seria feito e continuaram a apoiar os criadores do projecto. Mas essa confiança é agora traída por questões logísticas...


Explicam os criadores do projecto que a dificuldades de criar o Omni com a robustez necessária para lidar com utilizadores com peso de até 130kg e alturas de até 195cm foram bastante mais difíceis do que imaginavam. Isso faz com que o Virtuix Omni, quando embalado, ocupe uma palete de 123x110cm e pese mais de 80kg, o que complica imensamente o processo de envio para outros países.

Considerando que mesmo após terem angariado 1 milhão de dólares no Kickstarter continuam a ser uma pequena startup, e depois de esgotadas as tentativas de encontrar formas de envio viáveis para todo o mundo, a decisão foi a de simplesmente reconhecer a incapacidade de o fazerem - nesta fase - cancelando as encomendas dos investidores internacionais e devolvendo-lhes o dinheiro (com juros).

Mesmo considerando os juros, penso que a maioria dos investidores se sentirá traída por terem quebrado a promessa feita inicialmente, e que se torna numa surpresa bem amarga quando muitos já imaginavam que, depois de tantos anos de espera, iriam finalmente ter aquilo em que estiveram dispostos a apostar (muitas) centenas de euros.

3 comentários:

  1. Há uma lógica muito antiga: Quem paga adiantado, é mal servido....

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Há outra lógica ainda mais antiga...que vende fiado lixa-se! Apesar de não ser o caso aqui...e se for verdade que estão a devolver o dinheiro com juros os investidores ainda ficam a ganhar, apesar de não terem aquilo que foi prometido, pior tinha sido se a empresa cancela-se o projecto e desaparece-se com o dinheiro...isso sim seria ser mal servido.

    ResponderEliminar