2016/12/07

YouTube pagou mil milhões às editoras no último ano


Qual será o valor justo a pagar pela música ouvida em plataformas gratuitas? Será difícil determinar, mas o que é certo é que plataformas como o YouTube já rendem valores "bilionários" às editoras.

A "guerra" entre editoras e YouTube/Google está longe de estar terminada, mas o YouTube avança desde já com a informação de que já pagou mil milhões de dólares às editoras no último ano - e isto referindo-se apenas às receitas provenientes da publicidade.

O problema é que, se por um lado haverá quem ache o valor bastante "simpático" (para referência, o Spotify pagou 1.8 mil milhões em 2015), para outros este valor será insuficiente... e arrisco a dizer que haverá ainda aqueles para quem, qualquer que seja o valor, será sempre insuficiente - e que quase mereciam ver os seus conteúdos banidos das plataformas, para verem que rendimento é que tirariam de música que ninguém ouvisse.

Para mim, parece-me que o problema da indústria discográfica se resolveria facilmente e rapidamente... se os artistas simplesmente cortassem os intermediários (leia-se: as editoras!)

5 comentários:

  1. 1000 milhões é um valor ridiculo atendendo à quantidade de música destruída pelo YouTube, mas é o rei da distribuição de música, e se não está lá, não existe.

    Quanto a essa de eleminar as editoras, deixa-me rir... não, não é assim que se faz, sem promoção forte e profissional uma Taylor Swift seria apenas mais uma no meio de muitas e nunca chegaria a vender tanto, quer se goste ou não, são as regras do jogo, pode, tentar, mas já se sabe que não irão longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "música destruída pelo YouTube"
      Gotta love Apple's sheeps!

      Eliminar
  2. Caramba... Como é que "distribuída" deu em "destruída"...?

    ResponderEliminar
  3. Caramba... Como é que "distribuída" deu em "destruída"...?

    ResponderEliminar