2017/01/16

EDP IoT Hackathon desafia equipas a darem uso aos contadores inteligentes


Se acham ridículo que a EDP tenha contadores inteligentes mas depois não tire partido das suas capacidades, eis a oportunidade para fazerem algo quanto a isso: o EDP IoT Hackathon.

O EDP IoT Hackathon vai desafiar equipas de 2 a 3 elementos a criarem um sistema capaz de fazer as leituras dos seus contadores inteligentes, enviar os dados para a cloud, e criar formas de visualização dos dados que permitam interpretar toda essa informação de forma eficiente e útil.

A ideia será criar uma solução simples de utilizar e capaz de cativar todos os clientes EDP que desejam ter um maior controlo sobre os seus consumos eléctricos - coisa que até ao momento temos tido que fazer por nossa conta e usando soluções de terceiros. Bem seria simpático que a EDP disponibilizasse um serviço destes de origem.

As inscrições estão abertas até 1 de Fevereiro, sendo seleccionadas 20 equipas que terão direito a participar na hackathon propriamente dita (que se realiza de 8 a 24 de Fevereiro).

11 comentários:

  1. Parece que a EDP em vez de se dirigir a uma empresa de desenvolvimento de software prefere criar um concurso para ter uma solução de maneira mais barata

    ResponderEliminar
  2. Há documentação? como comunicam os contadores? PLC? RF? P1?
    Que medidas existem para impedir que eu tenha acesso aos consumos do vizinho?

    ResponderEliminar
  3. Se os contadores inteligentes fizessem alguma coisa ... eu tenho meu desde Outubro e até agora não houve uma leitura que não fosse por estimativa. BTW estes contadores são apenas contadores normais digitais com um cartão GSM lá dentro que enviam a contagem a um dia fixo e recebem nesse mesmo dia comandos de alterações que sejam solicitadas ... high tech? I think not!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a marca do teu? Depois de ver esta noticia fui pesquisar e pelos vistos comunica por PLC.
      Mandei mail para o contacto no site, resposta nem vê-la.

      Eliminar
  4. Boa tarde
    Ando em alvoroca com a EDP pois desde que montei painéis solares montaram um novo contado de energia Janz C3801.
    O que é certo é que tendo tarifa simples eles tiram os valores de vazio,ponta e cheio o que tem dado uma subida de cerca de 25% no aumento da fatura a pagar isto tirando o aproveitamento dos painéis solares onde pondo o consumo dos painéis vai dar quase cerca de mais 50% do valor de consumo
    Consultandoia a ficha técnica do contador eles dizem que na tarifa Simples as leituras só contam a de Vazio e Cheias . Será.
    Pelos valores da EDP lançados até faz sentido pois deixei de ter uma média de 240kwh e passei para cerca de 300kwh.E os painéis solares tento aproveitar o seuconsumos ao máximo mas não vejo nada .Isto tudo após o novo contador montado em simultaneo com os painéis. Alguém me pode dar uma dica sobre quais as leituras do contador que valem na tarifa Simples, pois em 2 meses nan bate a nota com a perdigota.

    ResponderEliminar
  5. Já tenho a solução desde Outubro de 2016, com bi-horário (vivo sozinho). Estás a contar com 30€/mês (no meu caso para 2 painéis de 250W) certo? Porque não passares para bi-horário? É muito mais eficiente em termos de tarifário.
    Não devias ter valores de estimativa, a EDP levou 3 meses no meu caso, a acertar o dia de contagem automática com o valor de faturação (que é um dia fixo ... errr why? qual é a complicação de configurarem a dia 14 ou 15 o envio da leitura, quando a dia 16 ou 17 inicia o ciclo de faturação)
    Eu passei basicamente a pagar cerca de 35€ menos na fatura.
    Quanto a re:dy esquece lá isso é uma bela porcaria, não se liga a nada (IFTTT, Google Assistant, nada ...), a app crasha cada vez que se abre, enfim ...
    Quanto a tarifa, tenho o bi-horário, não sei mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite.
      Estes últimos 3 anos as leituras foram sempre reais.
      Tinha um valor de cerca de 240Kwh mensal com uma fatura de cerca de 60 Euros. A tarifa é simples pois estando já reformados podemos desfrutar melhor dos painéis solares durante as horas de sol, com as maqinas de lavar roupa, louça e passar a ferro.
      No primeiro mês houve uma subida de consumo de 60Kwh. E a produção da energia solar e o seu aproveitamento para onde foi.
      A produção nesse mês foi de 68Kwh. Decerto que consumi cerca de 80%.
      Tenho cerca de 2 dezenas de vizinhos que aderiram ao pacote da EDP na aquisição dos painéis solares e tanto os das tarifas bi-horárias, tri-horárias e simples se estao a queixar e reclamar com a subida da factura da luz. Todos os sistemas foram montados pelas mesmas equipas segundo informação. Os painéis solares estão a funcionar isso já sabemos todos pelo contador montado . Agora para onde foi a energia produzida desconfia-se que ou o contador de entrada algo foi trocado e ele estará a ler a energia produzida ou a programação do contador estará mal dimensionada. O que é certo e que a factura de cerca de 20 pessoas que aderiram ao programa subiu e muito. Temos pessoas que tinham um valor de 50/ 70 euros e passaram para 120/130 euros mais o pagamento dos painéis á EDP. sido um desassossego estes 2 meses.
      Se não for resolvida a situação teremos que devolver os paineis á EDP pois compramos um produto de auto consumo e não um produto de consumo.
      Haverá por ai alguém que tenha tido algum problema semelhante com este tipo de contadores.

      Eliminar
    2. Não haverá um qualquer bug que esta a contabilizar a electricidade produzida como sendo consumida?

      Eliminar
    3. Efetivamente a electricidade produzida pelos paineis está a ser contada como consumida. No meu caso tinha consumo de 64 kw antes do painel e passou para mais de 100 kw por mês após painel já trocaram 4 vezes de contador Agora colocaram janz C3801 Espero que acerte Entretanto vou exigir devolução do que paguei a mais ou retirada do painel

      Eliminar
  6. Boa tarde.
    Tenho acompanhado mais ao pormenor os consumos e a produçao dos painéis solares tenho vindo a verificar que quando gasto mais energia c equipamentos(máquinas lavar roupa louça aspirador etc durante o horário diurno com os painéis solares a captarem em pleno tenho um consumo diário (24 horas) de cerca de 6Kwh e quando so tenho as coisas normais a funcionar luz frigoríficos televisão isto só o consumo passa para 7 a 8Kwh durante as 25 horas. Cada vez mais desconfio de que o contador em vez de subtrair a produção dos painéis está a debita-la como energia consumida. Vou continuar a acompanhar diariamente os consumos e produção para tirar isto a limpo pois ja pedi a Edp distribuição para virem verificar as ligações e a programação do contador assim como a sua aferivaf ou substituição e após marcarem,remarcarem, continuam a marcar e não aparecem .Estranho.

    ResponderEliminar