2017/01/06

Google ajuda a optimizar sites com o "Test My Site"


Nos dias de hoje é cada vez mais importante ter um site web eficiente e optimizado, e a Google dá uma ajuda a descobrir os problemas com o seu Test My Site.

Mesmo considerando que as velocidade de acesso à internet vão sendo cada vez mais rápidas, ninguém gosta de passar dezenas de segundos à espera que uma página web apareça no seu browser. Por isso mesmo a Google vai relembrando a necessidade de se ter um site que seja rápido, e também amigo dos dispositivos móveis.

É algo que a maioria dos web developers e web designers já deverá saber há muito, mas no caso de n
ao saberem, ou de simplesmente quererem avaliar algum site da vossa responsabilidade, podem recorrer ao Test My Site da Google.

Este serviço analisa o site e dá-nos várias pontuações consoante o nível de compatibilidade com dispositivos móveis, e a velocidade tanto na versão mobile como na versão para browsers desktop.


No caso do AadM, infelizmente os resultados não são os ideais em termos de velocidade, mas o mais caricato é que a esmagadora maioria dos "problemas" apontados por este serviço da Google são coisas que um utilizador do Blogger não pode resolver. Por exemplo, mesmo esforçando-me para manter o tamanho das páginas o mais reduzidas possíveis, o tamanho médio fica-se pelos 2.0-2.5MB à custa de 1MB de scripts que a plataforma blogger injecta nas páginas sem dar qualquer opção para que seja desactivada (porque para muitos casos poderia ser dispensada, ou implementada de forma bastante mais compacta.)

Enfim... nos casos em que o site for completamente vosso e puderem fazer tudo o que quiserem, podem sempre espreitar as recomendações da Google para melhorar o desempenho das páginas web.

3 comentários:

  1. O URL não abre! será https://testmysite.thinkwithgoogle.com/ ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está a funcionar (e testado em dois ISPs diferentes). :)

      Eliminar
  2. Testei vários sites e o aadm até se porta bem. Testem o site da microsoft p.e

    ResponderEliminar