2017/01/17

Google Maps já deixa pedir um Uber sem a app instalada


Pedir um carro da Uber passa a ser possível mesmo nos casos em que não se tem a app da Uber instalada, usando apenas o Google Maps.

Há algum tempo que o Google Maps nos apresenta as estimativas do tempo de chegada, e custos, da utilização de serviços como a Uber entre a variedade de meios de transporte disponíveis, mas caso se desejasse utilizar esses serviços teríamos que saltar para a app respectiva. Agora, isso deixa de ser necessário, passando a ser possível requisitar um carro da Uber directamente a partir da app do Google Maps - mesmo não se tendo a app da Uber instalada.

Embora a app da Uber ofereça um interface e funcionalidades diferentes (como por exemplo, ir ter com um determinado amigo) haverá aqueles que não apreciem o facto da Uber recentemente ter passado a exigir o acesso à localização do utilizador a tempo inteiro. Se fosse esse o caso, a utilização do Google Maps poderá ser uma alternativa que continuará a permitir a utilização do serviço da Uber, sem necessidade de ter a sua app instalada.

Claro que para o poderem fazer terão que introduzir os vossos dados da Uber na app do Google Maps (ou criarem uma conta no caso de ainda não terem), mas depois de o fazerem terão tudo automaticamente tratado, tal como quando utilizam o serviço com a app oficial. A Google também sugere aproveitarem o tempo de viagem para explorarem o ponto de destino no Google Maps, onde se tem acesso a informações sobre os restaurantes, bares, etc.

Esta actualização está disponível para iOS e Android, mas poderá demorar várias semanas até chegar a todos os utilizadores.



27 comentários:

  1. Ridícula esta situação...

    Então quer dizer, os serviços que aparecem aí, são os pre-determinados pela Google, consoante os seus interesses comerciais!?

    No Apple Maps, é uma API como outra qualquer, e qualquer App pode aparecer no Apple Maps sem ter de negociar com a Apple.

    E ainda dizem que a Google e o Android é mais "aberto"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastava teres olhado para a imagem para veres que também contempla outros serviços como a lyft, que não referi por não existir cá.

      Quanto à abertura da Apple, até podem ter todas as API do mundo, pois depois só passa na App Store quem eles bem entenderem....

      Eliminar
    2. Não interessa ter 1 ou 100 servicos... a verdade é que só têm aqueles que eles quiserem!

      Quanto a essa da última frase... menos despespero, meu caro... alguma vez a Apple barrou uma App deste género da AppStore? Achas que eles podem barrar uma App só porque querem? Sem serem processados e verem a sua reputação seriamente manchada?

      Quem estiver atento ao desenvolvimento do Android e do iOS, vera que enquanto o iOS se abre, o Android está mais fechado que o iOS, e cada vez se fecha mais, cada vez mais tudo controlado pela Google.

      Por exemplo, tiraram os widgets do lockscreen, para que as pessoas usem mais a Assistant.

      Eliminar
    3. Rui, é preciso estar muito desfasado da realidade para pensar isso. Bastará referir que se não estiveres satisfeito com o lockscreen que tens no teu smartphones, tens dezenas de outros launchers disponíveis na Play Store, que podes instalar sem dificuldade, e ter o aspecto exactamente que pretenderes.

      ... Compara isso com a App Store, onde nem sequer podes ter browsers alternativos, tendo que ser todos meras "fachadas" para os WebViews do Safari. Não confundir uma boa arquitectura e design do sistema (que o iOS tem, sem dúvida) com "abertura"... Muito pelo contrário.

      Eliminar
    4. Opá, desculpa, mas não é como tu dizes!

      Tu, como desenvolvedor profissional de aplicações, vais estar a gastar o teu latim com funcionalidades que só os utilizadores com o Launcher XYZ, e com a opção PQRS ligada, têm? Claro que não!

      Quanto aos browser... e o que é que isso importa para o consumidor final? Nada! Têm na mesma o seu Google Chrome, que sincroniza as suas coisinhas pela sua conta Google! O que é que interessa para o utilizador se é WebView ou não?

      Já o Chrome no Android não dá para extender como o Safari, e ter coisas como adblockers, ou interligação com outras aplicações, por exemplo, eu tenho aplicações de terceiros que permitem traduzir páginas, converter a moeda das páginas, ou guardar as páginas noutro lado, sem abrir Apps e andar com links para trás e para a frente, entre muito mais, por exemplo, posso guardar e aceder às minhas passwords diretamente no Safari se tiver uma App tipo 1Password.

      Há mais pontos de extensão hoje no iOS 10, que no Android 7, isso é inegável. O Android que tinha a lide nesse aspecto, está tão atrasado, e não é porque a Google está a "pensar" como fazer, ou a "caminhar" nesse sentido, está simplesmente a jogar pelos seus interesses...

      Eliminar
    5. Rui, só estás a demonstrar o teu desconhecimento *total* do Android. Recomendo que passes umas semanas com um (arranjas uns ao preço de uma capa para um iPhone), experimenta, testa, brinca. E depois já poderás criticar mas sem dizer barbaridades - pois as críticas que apontas é de quem nunca sequer se dignou a olhar para um e não sabe do que fala.

      P.S. Quem não estiver satisfeito com o que a Google está a fazer com o Android, tem solução simples... pega no Android e altera-o à sua medida (pergunta à Amazon, por exemplo.) Mas mesmo sem ter que mexer muito, pode fazer algo tão simples quanto instalar outra app store, ou até uma app que lhe apeteça, sem passar pela app store. Chamar o iOS aberto quando estás "algemado" ao que eles te deixam instalar na sua app store... bem... já demonstra que só queres ver o que queres ver.

      P.S. Há muita coisa que se pode criticar no Android, tal como há muita coisa que se pode criticar no iOS; ambos têm coisas boas, ambos têm coisas más. Quem não quer ver os prós e contras que uns e outros têm... está no seu direito, mas que não se queixe por haver quem prefira olhar para as coisas de outra forma.

      Eliminar
    6. Basicamente não tens resposta para uma resposta bem fundamentada como a minha, e partes para o insulto.

      O Android é muito mais fechado que o iOS, tu falas de forked Android, e launchers e não sei que mais alternativos, a maioria das pessoas não está para isso, até porque essas "alternativas" depois carecem da qualidade exigida nos dias de hoje.

      Falas do "algemado", não sei a quê! Mesmo!

      Por exemplo, num Android, não dá para apagar as Apps que vêm por defeito, não dá para apagar as Apps da Google, e do OEM, e muitas vezes da operadora, a não ser que se seja um geek e ande com roots, e custom roms e afins. No iOS, eu posso apagar as apps que vêm por defeito. Eu posso apagar a App de Música, e não vem com bloatwares. Eu posso não querer uma conta iCloud, e usar só um Apple ID, eu posso sincronizar os meus contactos, calendário, Mail e etc. com a Google, Microsoft, Yahoo, etc. e não é preciso ser hacker, a Apple facilita mesmo isso... no Android, tens de ter uma conta Gmail para usares a PlayStore. Quem é que está algemado?

      Mas já vi que toquei na ferida a ti e a muitos fanboys do Android.

      Eliminar
    7. Rui, aqui não há feridas, há apenas constatações de factos. E de *facto* tu não sabes do que falas. Misturas coisas (conforme te dá jeito) e dizes barbaridades completamente falsas que só demonstram o teu desconhecimento.

      Até posso aceitar que prefiras ver o mundo assim; mas não posso aceitar que espalhes mentiras como sendo verdade. Pior ainda é tomares isso como insulto, mas... isso é algo que só depende de ti. Da minha parte resta-me esperar que compreendas que o AadM não é um espaço para fanatismos, e que o tempo disponível para tentar dialogar e discutir de forma construtiva depressa se esgota quando se vê que de outro lado não há interesse em aprender.

      (Dito isto, continuas a estar convidado para um dos nossos meetings, onde certamente poderias estar frente a frente com fãs de Android e de iOS, e onde poderias tirar a limpo muitas das tuas dúvidas e desconhecimento, ao vivo e a cores - a não ser que te aterrorize a ideia de aprender algumas coisas.)

      Eliminar
    8. Eu não sei o que falo?

      Tá bonita, sou um burro, não é... e digo barbaridades completamente falsas como o Apple Maps ter pontos de extensão e o Google Maps não ter, e ser a Google a gatekeeper de tudo, cada vez que pedes um uber, pedes via Google, e não via App, e a Google fica com essa informação...

      Eu digo mentiras!

      Eu digo mentiras como o Safari ter bloqueadores de conteúdo! Enquanto a Google não corta adblockers, inclusive qualquer VPN que o prometa na descrição da Google PlayStore.

      É só barbaridades que eu digo! Não sei mesmo do que falo!

      Enfim...

      A bola é tua, fazes o que quiseres dela!

      Eliminar
    9. Caro Rui, o Google Maps já tinha API de acesso antes da Apple pensar em ter mapas. Ou isso não interessa? Achas mais "aberto" o Apple Maps ter extensões para serviços que a Apple se dignar aprovar e permitir que entrem na App Store? São perspectivas...

      Quanto a adblockers, nada te impede de instalar browsers com adblockers (que existem na Play Store), e se por acaso precisasses de algo que a Google não permitisse, tens a liberdade de instalar apps sem ser da Play Store. Na App Store, tens um Safari que te deixa bloquear ads... mas em alternativa não podes ter nenhum outro browser concorrente (que não seja apenas cosmético).

      Em analogia: não confundir o facto de uma prisão ter comida que até pode ter bom aspecto e saber bem... com a liberdade de poderes sair e ires comer ao restaurante que quiseres.

      Eliminar
    10. 1. Mas que API de acesso?

      Tu podes fazer uma App de transportes, e simplesmente responder às APIs, e ela aparecer no Google Maps? Não vai!

      Esta funcionalidade apareceu primeiro no Apple Maps com a saída do iOS 10, só agora está a aparecer!

      A extensão faz parte da App, vês como não sabes do que falas? Há algum serviço do género que não esteja na AppStore?

      A App tem de ser aprovada pela Apple, assim como para o Android tem de ser aprovada pela Google.

      2. Fala equivalência, uma coisa é ter de mudar de browser, outra coisa é poder extender o browser...

      Depois esses browsers têm a performance do Google Chrome? Não têm. Têm as funcionalidades proprietárias do Google Chrome? Não têm, e por aí a diante...

      Por essa lógica, tens de ter um browser com ad blocker, depois um browser com 1Password, depois um browser com a cena de converter moedas, depois um browser com capacidade de anotar páginas web...

      3. Não sei que prisão é esta, até parece que não há outras opções no mercado.

      Prisão é quando podes fazer tudo, como era instalar teclados, mas a Google só fazia isso para serem empresas pequenas, como a SwiftKey a violarem as patentes da Apple, como o autocorrect, e dar essa funcionalidade ao Android, sem serem grandes empresas a quebrarem primeiro.

      Eliminar
  2. Carlos, não sei porque perdes tempo. É obviamente um fanboy que não se dá ao trabalho sequer de comparar. tu usas os 2 sistemas, logo conheces as vantagens de um e outro. tal como eu, assim como boa parte de comunidade técnica. Mas não podes esperar o mesmo de um fanboy. a cassete está incrustada fundo. (btw, um dia destes, um orgulhoso dono de um iphone de 900 euros me veio "chatear" porque nos iPhones até se podia mudar de teclado, coisa unica!! (para os distraídos, todos os outros OS mobile fazem isso há muitos e muitos anos)).
    Resumindo, don't feed the troll.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me veio um troll do Android com um chinês de 100€ me dizer que o telemóvel dele era melhor que o meu, e que o Android era open source e que o iPhone não tinha Bluetooth!

      Eliminar
  3. Na minha terra costuma dizer-se que "o maior cego é aquele que não quer ver" ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu tenho widgets no lockscreen e tu não, tens de usar a Google assistant só para saber o tempo ou ver o calendário...

      Eliminar
    2. Rui, tens consciência de há quantos anos o Android mostra informação no Lock Screen, muito antes do iOS sequer contemplar essa possibilidade? Sinceramente...

      Eliminar
    3. O Android atual não mostra informações no lockscreen, ponto final, que é que interessa o passado? O iOS também teve notificações no lockscreen muito mais cedo que o Android.

      O problema é que eles tiraram isso na versão 5.0 porque viram que as pessoas utilizavam menos o Google Now para ver coisas como o tempo.

      O iOS não tinha porque há prioridades, e Roma não se fez num dia. Mas passou a ter, e nunca mais tirarram, aliás, no iOS 9, só tinha no centro de notificações e na "página 0", e agora têm também no lockscreen, e quando se faz force touch no ícone da app!

      Aliás, o Android agora, como o Google Launcher, a página 0 serve para o ter o Google Assistant e mais nada! Eu posso por o que quiser aí.

      Eu sei que a maioria de vocês pode ser geeks e meter o Nova Launcher, mas a maioria das pessoas não vai. Eu sei do que falo, já fui utilizador Android, e já comprei o Nova Launcher Prime, como podes ver, agora tu precisavas de espreitar o outro lado da força...

      http://imgur.com/ObrMFV8

      Eliminar
    4. Realmente, responder com um "Mas eu tenho widgets no lockscreen e tu não" demonstra bem a maturidade de quem comenta, sem sequer saber se eu sou utilizador de iOS, Android, Symbian, Windows Mobile ou outro qualquer.
      E ainda por cima dizer "já fui utilizador Android" é a cereja no topo do bolo :-)

      Eliminar
    5. Não sei o que tu chamas "o Android"... pois no meu Android (que nem tem launchers especiais, e é "de raiz", tenho o meu lockscreen a alertar-me que hoje vai estar frio, que se quiser chegar a horas ao evento que tenho marcado terei que sair a X horas. Ah... e isto tudo sem widgets veja-se lá!

      ... Ok, podes argumentar que isto não são "informações mostradas no lockscreen"... mas para mim são informativas que cheguem, e estão no lockscreen.

      P.S. Esqueceste-te de responder ao convite feito para apareceres num meeting e talvez aprender umas coisas - e também ensinar, pois por cá ninguém argumenta que já sabe tudo, e estamos sempre agradecidos por descobrir coisas novas.

      Eliminar
    6. Pois é, sem Widgets, mas essa informação vem da Google, e para funcionar, tens de ter o teu calendário nos serviços da Google, não é?

      Já eu tenho os resultados em direto do jogo do FCP quando joga, e tu não. Eu posso controlar o Kodi no lockscreen, e tu não.

      PS: Vou pensar, mas isto é só o fanclub Android de Portugal :P

      Eliminar
    7. Então pensa... porque acho que de outra forma é puro desperdício estar a tentar lutar contra as ilusões pré-concebidas que criaste. :)

      (Deve ser o único fanclub Android onde o responsável tem usado diariamente um iPhone 3G, 3GS, 4, 4S, 5, 5S, SE desde que foram lançados. E que mesmo tendo previsto a "inevitabilidade" do Android vir a dominar o mercado, só comprou o primeiro Nexus por altura do Nexus 4.)

      Eliminar
  4. Dá-lhe Rui, os teus comentários são sempre um riso.

    ResponderEliminar
  5. Ai... Já me ri hoje de manhã. Não percas tempo porque não vale a pena Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Papa Francisco é mais tolerante para os ateus e praticantes de outras religiões.

      Eliminar
    2. Parece-me é que tu nao toleras opiniões contrárias à tua

      Eliminar
  6. povo na boa. não sejam assim com o rapaz. estamos na época da inclusão. lá porque ele diz barbaridades umas atrás das outras (a da info no lockscreen foi linda), não o devemos ostracizar. Vá, respondam com carinho.. pensem que é tipo beneficência tecnológica. Não podemos partir do principio que todos conseguem atingir o óbvio (mesmo quando factual ), vamos ser compreensivos com as limitações graves dos outros

    ResponderEliminar