2017/01/31

Piaggio Gita carrega a bagagem do dono sem se queixar


A Piaggio pode ser conhecida por ter criado a Vespa, mas também está de olhos postos no futuro, apresentando o curioso Gita, um robot de carga autónomo que transporta a bagagem do dono.

Embora o Gita não seja tão apelativo quando a ideia de uma Vespa autónoma capaz de ir buscar o dono a qualquer lado, não deixa de nos apresentar um conceito interessante para o futuro da mobilidade. Com duas grandes rodas, o Gita quase passaria como uma mala de transporte futurista, só que neste caso tem a capacidade de poder seguir o dono enquanto este caminha despreocupadamente.

Outro aspecto interessante é que o Gita não se limita a poder seguir o dono, mas também poderá circular autonomamente em locais onde existirem mapas adequados. Pelo que, poderia ser utilizado também para fazer entregas ou ir fazer recolhas à mercearia ou outras lojas.


O Gita pode transportar até 20kg de carga, e no caso de estarem com pressa e decidirem correr (ou ir de bicicleta) também não há problema, pois este robot pode circular a velocidades de até 35km/h. Infelizmente, a Piaggio opta por não adiantar qualquer estimativa para autonomia, nem preço, o que nos impede de imaginar o tipo de cenários onde este Gita poderia ser viável.

4 comentários:

  1. Muito gira e muito boa ideia.

    Já com a maneira de "conduzir" já não concordo, porque é que não fazem tipo um guarda-chuva, com um acelerómetro na ponta, e o utilizador "apontava" naturalmente o percurso, depois a gita filtrava o sinal e seguia a linha mantendo uma distância curta do guarda-chuva (ou bengala).

    É melhor registar a patente :D

    ResponderEliminar
  2. Portugueses, esqueçam! Isso nas calçadas portuguesas não conseguiria fazer mais de 3 metros...

    ResponderEliminar
  3. Portugueses, esqueçam! Isso nas calçadas portuguesas não conseguiria fazer mais de 3 metros...

    ResponderEliminar
  4. Em Itália também há muita calçada

    ResponderEliminar