2017/01/30

Ransomware deixa hóspedes de Hotel trancados fora dos quartos


Num cenário que já faz prever o tipo de coisas que se irá tornar cada vez mais comum graças à Internet of Things, hóspedes de um hotel na Áustria viram-se incapazes de entrar nos seus quartos equipados com fechaduras electrónicas, depois do sistema do hotel ter ficado infectado com ransomware.

O hotel Romantik Seehotel Jaegerwirt na Áustria pode ser um destino de sonho para os seus hóspedes, mas não quando os mesmos descobrem que as suas modernas fechaduras electrónicas os deixaram trancados fora dos quartos devido a um ataque de ransomware.

Bem, pelo lado positivo terá sido talvez melhor do que ficarem trancados dentro dos quartos; mas o que interessa é que este ataque demonstra como os ataques no mundo digital têm a capacidade de começar a afectar o mundo físico de forma cada vez mais notória. Já temos tido casos de ataques de ransomware em hospitais, mas em que as vítimas continuavam a ser apenas os dados dos pacientes; mas neste caso temos implicações físicas directas, com os hóspedes impedidos de entrar nos seus quartos.

O ataque acabou por ser bem sucedido, pois o hotel considerou que seria mais eficiente pagar o resgate de 1500 euros para evitar transtorno acrescido aos seus clientes; mas também se apressou a desligar os sistemas vulneráveis para evitar que os mesmos atacantes, ou outros, se apresassem a fazer o mesmo (e sem surpresas, logo de seguida foram detectadas novas tentativas de intrusão.)

Para os responsáveis deste Hotel, a forma de resistir a novos ataques parece ser simples... vão regressar às velhas fechaduras sem modernices electrónicas.

2 comentários:

  1. http://www.theverge.com/2017/1/30/14438226/hackers-austrian-hotel-bitcoin-ransom-ransomware

    Consta que não foi bem assim...

    ResponderEliminar
  2. a internet of things amigos tem um propóstio que precisam saber ;) não se iludam https://www.youtube.com/watch?v=7mLK7B-d-CE

    ResponderEliminar