2017/01/29

Sistema de som multi-room com o Raspberry Pi e o Max2Play


No outro dia falamos de usar o Max2Play num Raspberry Pi para criar uma casa inteligente, hoje vamos falar de como o usar para criar um sistema de som multi-sala, ao estilo Sonos, mas a preço muito mais reduzido.

Quem gosta de ouvir música em casa certamente já terá desejado a capacidade de poder ouvir a sua colecção musical, ou até qualquer rádio na internet, em qualquer sala ou quarto em que esteja. Sistemas de som multi-room existem às dezenas, mas muitas vezes deixam bastante a desejar. Num dos extremos temos sistemas que se limitam a projectar uma única fonte sonora para todas as divisões; no extremo oposto, onde se pode escolher o que se quer ouvir de forma independente em cada divisão, pecam por ter preços pouco compatíveis com a maioria da carteira dos portugueses; pelo que a solução pode passar por... criarem o vosso próprio sistema multi-room.

Graças ao versátil Raspberry Pi e placas de som económicas, criar um sistema de som multi-room acaba por ser bem mais simples do que se poderia supor, e ser feito por valores bastante acessíveis: menos de 80 euros por divisão, incluindo as colunas! Mas claro, esse valor poderá variar bastante, em função das colunas que escolherem.

[podemos utilizar tablets ou smartphones "obsoletos" como controladores em cada divisão]

A utilização Max2Play facilita imensamente todo o processo de configuração do sistema, sendo que graças a ele a à utilização do Squeezebox existe a possibilidade de adicionar coisas como compatibilidade AirPlay, usar o YouTube como fonte de música gratuita, etc. etc. etc.

Não se deixem assustar com as muitas páginas deste Instructable, pois isso deve-se apenas ao facto de tudo estar muito bem explicado, passo por passo. Vão ver que na prática é tudo bem mais rápido e simples do que imaginavam... e vai terminar literalmente com música para os vossos ouvidos. :)

1 comentário:

  1. Na minha opinião o Airport Express continua a ser a solução mais prática e até económica para espalhar música sem fios por toda a casa. Usados já se comprarm à vontade por menos de 50 euros.

    ResponderEliminar