2017/01/31

VLC na mira das Finanças Francesas por link em site de torrents


Parece que em França o serviço de Finanças também não olha a meios para amealhar mais uns euros, mesmo quando tem que mergulhar em mundos de fantasia que deixarão qualquer pessoa boquiaberta, como acontece neste caso do VLC.

O VLC é um projecto open-source e um dos mais populares media players da actualidade, sendo utilizado para reproduzir praticamente todo o tipo de formatos de vídeo e áudio sem necessidade de preocupação com instalação de codecs. No entanto, há quem pareça considerar essa versatilidade como demonstração de relacionamento com negócios ilícitos...

As Finanças Francesas consideraram que a sugestão de utilização do VLC que aparecia num site francê de torrents como sendo indicativa de que o VLC estaria envolvido nos negócios do site; e por isso avançando com um pedido formal de todos os dados pertinentes a detalhes do cliente, dados bancários, métodos e data dos pagamentos feitos, assim como do "contrato comercial" relacionado com os sites Torrent9.biz e Torrent9.me.

Ora, se já seria caricato imaginar que alguém concebesse que a mera indicação de um link na internet seria representativo de qualquer relação comercial entre os sites em questão, o caso ainda se torna mais grave quando do lado das Finanças Francesas alguém reafirma que "se alguém tem um link para o site é porque estão a pagar, pois o SEO não se faz gratuitamente". Ora... muito bem, então!

Felizmente o caso rapidamente se dissipou perante a onda de contestação gerada, com as finanças a reconhecerem o erro, mas assustadoramente a referirem que "é o tipo de erros que pode acontecer". Do lado do VLC fica assim cancelada a intenção de responder ao pedido das Finanças com uma folha de papel em branco...

3 comentários:

  1. "é o tipo de erros que pode acontecer" parece-me perfeitamente aceitável visto que a estupidez humana é um facto estudado, sabido e compreendido na perfeição.

    Olha assim uma pergunta banal que todos nós devemos saber responder: o planeta terra 'tem' gravidade e esta puxa 'as coisas' para si, coisas como a lua por exemplo, não é? Se a terra puxa a lua com a sua gravidade, porque é que a lua não 'cai' na terra?

    Certamente alguns de vocês pensam imediatamente na resposta correta, mas será que 100% de vocês conseguem responder corretamente? E não deveria ser 100% a percentagem de respostas corretas?

    Na mesma lógica ainda recentemente me explicava um colega que a gente manda satélites lá para cima e depois de eles passarem a atmosfera, já estão longe o suficiente que a atração da terra já não é suficiente para os fazer cair e eles ali ficam 'parados' e sem cair. Hmmm.

    Resumindo, a estupidez humana é um facto etc....:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da ­importância da velocidade orbital já por cá fizemos questão de explicar. :)

      Eliminar
    2. O AADM é um espetáculo. Era de enviar o link para a casa branca a ver se ajudava.

      Eliminar