2017/02/18

Ajuda a NASA a descobrir planetas desconhecidos no nosso sistema solar


Se já tiveste vontade de fazer uma descoberta histórica, como descobrir um novo planeta ou estrela, eis que a NASA te dá uma nova oportunidade para o fazeres, com o projecto Backyard Worlds que pretende descobrir objectos desconhecidos que podem estar "mesmo aqui ao lado".

O Universo é um espaço tão vasto que desafia a imaginação, e é quase assustador pensar que, por muito que se pense que já o conhecemos, muito mais há ainda por descobrir. É precisamente isso que acontece com potencias planetas ou objectos que podem rondar o nosso sistema solar mas que até ao momento não foram ainda detectados.

Por outro lado, a NASA dispõe de anos de observações da missão WISE, que mapeou o universo em infra-vermelho, focando-se naquilo que poderíamos ter por perto - só que a interpretação dessas imagens é algo que se torna um desafio para os sistemas automatizados, daí recorrerem à ajuda de todos os que estiverem disponíveis para ajudar.


Recorrendo a algo que quase se pode considerar um mini-jogo, este Backyward Worlds apresenta aos utilizadores vários frames captados em diferentes anos, e o objectivo é encontrar um objecto que apresente uma trajectória e seja merecedor de análise mais cuidada. Se encontrarem algo, deverão marcar a sua posição nos vários frames... e quem sabe... poderão ficar na história como descobridores de um novo planeta!

Mas não pensem que será fácil. O espaço é literalmente imenso, e encontrar um planeta nestas imagens chegas de ruído e efeitos que se devem ignorar, é o equivalente a tentar encontrar uma agulha num palheiro do tamanho do mundo (ou ainda maior).

... Obviamente, não deixem que isso vos desmoralize. Alguns frames animados e um olhar atento é tudo o que é necessário para que se lançarem nesta aventura espacial, sem terem que sair de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)