2017/02/24

Como ver icons de quem te envia email no Gmail


Há mil e uma ferramentas que prometem facilitar o processo de lidar com o email no Gmail, mas se tudo o que procuram é uma forma de distinguir rapidamente entre email de pessoas com o mesmo nome de empresas diferentes, este Gmail Sender Icons poderá ser a solução.

A Google e o Gmail parecem ter horror aos endereços de email "puros", e tentam o mais possível escondê-los por trás de nomes mais amigáveis. Ora, se isto poderá ser positivo nalguns casos, noutros transforma algo que seria simples - como distinguir entre um "john@microsoft.com" e um "john@youtube.com" - numa verdadeira dor de cabeça.

A extensão Gmail Sender Icons é uma forma criativa de resolver esse problema, e não tenho dúvidas de que agradará a muitos utilizadores do Gmail. Esta extensão examina os endereços de email dos remetentes, e vai buscar o favicon do site respectivo, aplicando-o juntamente com o seu nome numa label. Sem qualquer complicação, todos os emails passam a apresentar o logotipo do seu site e o seu nome junto dos emails, permitindo rapidamente identificar que emails nos chegam de um site ou de outro...

Para quem estiver preocupado com a privacidade de tal extensão, o criador da mesma refere que nenhum dado é enviado para fora do browser, e que tudo é feito apenas e somente no computador do utilizador. E outra sugestão de como se pode dar uso a esta extensão, é para rapidamente detectar se temos algum email indevidamente enviado para o spam, pois poderemos detectá-lo bastante mais rapidamente vendo o seu icon e domínio.

2 comentários: