2017/02/05

Elon Musk já está a "brincar" aos túneis


Aquilo que começou com uma frustração com o trânsito já está a dar frutos, e Elon Musk já começou realmente a criar os primeiros túneis.

Não há tecnologia de condução autónoma que consiga ultrapassar uma fila de carros parados, e foi precisamente numa dessas situações que Elon Musk lançou para a internet um desabafo de que o mundo precisa de mais túneis para resolver o trânsito citadino.

A ideia é a de que será preciso pensar na infraestrutura de transportes em 3D, e uma vez que fazer isso acima do solo implicaria complexos viadutos rodoviários (ou carros voadores), Elon Musk achou que seria mais lógico fazer isso no subsolo, criando uma rede de túneis a diferentes níveis. Para isso seria preciso aumentar em muito a eficiência de escavação dos túneis - mas tratando-se de alguém que também tem tentado revolucionar a chegada ao espaço, criar túneis parecerá um problema bem mais terrestre.

Para os que duvidassem de que as suas intenções de escavar túneis fossem mesmo a sério, eis que Elon Musk revela uma primeira imagem de uma máquina escavadora de túneis. Pensa-se que será uma máquina que terão comprado (ou alugado) para fazer experiências. É que Elon Musk acredita que será possível escavar túneis a velocidades 5 ou 10 vezes superiores às actuais... embora por outro lado também seja sincero ao admitir que na verdade não percebem nada de túneis, e por isso terão muito pela frente para aprender.

Vamos lá ver se no futuro os veículos circularão exclusivamente no subsolo, deixando a superfície para as pessoas... :)

2 comentários:

  1. Este gajo é um espetáculo. Eu quero ser como ele quando crescer e ganhar o meu primeiro 'bilião'.

    ResponderEliminar