2017/02/22

Google adiciona rostos virtuais à Realidade Aumentada


A Realidade Virtual vai lentamente cativando mais e mais pessoas, e a Google já nos propõe formas de tornarmos mais natural a visualização de pessoas nos mundos VR, com recurso a rostos virtuais.

Tal como hoje em dia temos (muitos) milhares de pessoas que fazem streaming daquilo que estão a fazer, como jogar jogos, com uma pequena janela em que podemos ver uma câmara apontada para o seu rostos; também há necessidade de fazer algo idêntico para quem quiser partilhar as suas aventuras virtuais. O problema é que estar a olhar para uma pessoa com uns óculos VR a cobrir parte significativa do rosto, não é propriamente a imagem mais atractiva...

Para resolver esta questão, equipas da Google estão a explorar a utilização de um rosto virtual do utilizador, que pode ser sobreposto na imagem, criando a ilusão de que os óculos VR são transparentes.


Ter em conta que se trata de um rosto com características 3D, pelo que não se trata simplesmente de "colar" uma área de uma foto sobre o local adequado, e é possível simular para onde se está a olhar e até o piscar de olhos - coisas que sem dúvida que tornarão esta simulação mais realista e natural, especialmente quando tivermos óculos VR com capacidade para fazer eye-tracking.

Os dias do streaming com óculos VR enfiados na cabeça parecem estar a chegar ao fim... pelo menos... virtualmente falando! :)

1 comentário:

  1. Não me agrada e parece-me um pouco estranho. E penso que se deve apostar mais em avatares realistas...

    ResponderEliminar