2017/02/22

Malware tenta enganar utilizadores no Chrome simulando falta de tipo de letra


Os atacantes estão sempre a imaginar novas formas criativas de tentar enganar as vítimas, e um novo método de ataque está a ser direccionado para utilizadores do Chome, tentando fazer com que instalem um tipo de letra em falta.

A táctica de ataque é simples, mas por isso mesmo muito perigosa. Um utilizador visita um site e depara-se com uma página cheia de caracteres estranhos e ilegíveis. Logo de seguida uma janela popup surge no ecrã, fazendo-se passar por uma janela do Chrome, informando que a página não pode ser apresentada correctamente por falta de um tipo de letra chamado "HoeflerText".


A janela até apresenta uma suposta versão do pacote de tipo de letras do Chrome actual, "demonstrando" que a mesma está desactualizada, e recomenda que o utilizador faça a actualização do mesmo. Obviamente, ao fazerem esta suposta actualização, estarão na verdade a infectar o vosso computador com malware!

Já por cá nos chegaram relatos de quem tenha inocentemente caído nesta armadilha (e estamos a falar de pessoas que deveriam estar precavidas contra este tipo de situação), e cujos danos não foram piores por estarem a usar o RansomFree, que depressa detectou actividade suspeita e impediu que o caso atingisse piores proporções.

Por isso, espalhem entre familiares e amigos, de que não deverão clicar em nada que lhes diga que "precisam de actualizar os tipos de letra" no seu Chrome - nem qualquer outra coisa do género que lhes surja na internet.

3 comentários:

  1. Aconteçeu a dias e ignorei a situaçao desligando a pagina e reportando ao Google !

    ResponderEliminar
  2. Atenção que o aviso pode aparecer numa página "normal".

    ResponderEliminar
  3. Tem-me aparecido muitos sites enganosos ignoro sempre?..
    Aviso : Nunca abrir pode nos ir buscar a nossa informação toda.

    ResponderEliminar