2017/02/01

Monitor LG UltraFine 5K não funciona perto de routers WiFi


Os monitores UltraFine 5K da LG são os monitores Thunderbolt 3 recomendados pela Apple para utilizar com os seus MacBook Pro... mas há quem esteja a descobrir que o seu monitor de ultra-alta-resolução poderá não funcionar perto de um router WiFi.

Alguns utilizadores destes monitores topo-de-gama têm descoberto, da pior forma, que os problemas que atormentam os seus monitores, perdendo a ligação frequentemente ou nem sequer se conseguindo ligar, estão afinal relacionados com a proximidade de um router WiFi.

O caso já parece ser conhecido da Apple e LG, com o fabricante a dizer apenas que é recomendável manter uma distância de pelo menos 2 metros entre um router WiFi e o monitor; embora em nenhum lado seja expressamente referido esta circunstância que poderá ser comum em grande parte dos utilizadores (se eu servir de exemplo, tenho dois routers WiFi a menos de 1 metro de dois monitores!)

Embora muitas vezes já tenhamos feito referência às enormes dificuldades técnicas associadas à transferência dos gigabytes de dados por segundo necessários para alimentar monitores com estas resoluções - ao ponto de se começar a utilizar compressão de dados nas ligações entre as placas gráficas e monitores - penso que uma limitação deste tipo, de um monitor com alta susceptibilidade para não funcionar perto de um router WiFi deveria ter isso expresso de forma bem clara para alertar os potenciais compradores.

... Parece ficar explicado porque motivo os monitores tiveram direito a desconto significativo tão depressa...


Actualização: a LG diz que vai corrigir o problema protegendo a parte electrónica das interferências.

3 comentários:

  1. Isto da interferência radioeléctrica é lixada.
    Tenho um MacBook Air, já com uns anos, que se houver ligações Bluetooth por perto (não precisa de ser com ele, pode ser dos auscultadores/Mini-coluna com o iPhone/iPad) interfere drasticamente com a ligação Wi-Fi.
    Como isto de auscultadores/mini-coluna Bluetooth é coisa nova não sei a interferência foi sempre assim ou se resulta de actualizações do sistema operativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, BT e WiFi não combinam muito bem, especialmente nas versões mais antigas.

      Eliminar
  2. http://www.macrumors.com/2017/02/03/lg-27-inch-5k-display-router-fix/

    ResponderEliminar