2017/02/21

Notícias do dia

A Samsung poderá vir a vender os Galaxy Note 7 recolhidos com baterias mais pequenas; a NOS foi condenada a pagar 21 mil euros por práticas comerciais enganosas; como actualizar o firmware do ZUK Z2; o novo modem LTE Snapdragon X20 consegue atingir 1.2Gbps em 4G; a possibilidade da Apple preparar novos iPads e um iPhone vermelho para Março; e como um site pirata sem utilizadores se está a tornar no maior alvo anti-pirataria de sempre.

Antes de passarmos às notícias de hoje importa referir que já temos um novo gadget para te oferecer, que esta semana é um medidor USB de tensão e corrente.

iPhone 8 pode incluir câmara 3D estilo "Kinect"?



Os rumores de que a Apple prepara um novo tipo de reconhecimento facial para o próximo iPhone continuam em alta, e são agora conjugados com outra das aquisições já feitas no passado: a empresa que criou a tecnologia utilizada no Kinect original. Supostamente, a Apple poderá recorrer a uma câmara frontal com capacidade para captar imagens 3D, o que permitiria adicionar todo um nível adicional de segurança em termos de reconhecimento facial (evitando que se pudesse utilizar uma foto para enganar o sistema, por exemplo).

É certo e sabido que a Apple tem feito enormes investimentos na área, tendo ainda há dias comprado mais uma empresa especializada em reconhecimento facial e, de certa forma, o processamento 3D aplicado à câmara dupla nos iPhone 7 Plus também se pode alinhar com o tipo de coisa que se pretenderá fazer com a câmara frontal. Para além de que, a Apple já demonstrou ser especialista em pegar em coisas que já existem... mas dar-lhes aquele "empurrão final" e implementá-las de forma mais fácil ou eficiente de usar.


Carros com câmaras Mobileye vão "espiar" as estradas



Quando circularem num BMW ou outros automóveis equipados com o Mobileye Road Experience Magament, aquilo que o vosso carro vir poderá ser partilhado automaticamente com todos os restantes carros. Para além da informação de trânsito, a ideia é que todo e cada carro se possa tornar num sistema que actualiza continuamente e em tempo real todo o tipo de informação sobre alterações nas estradas, sinalização, e até locais de estacionamento vagos/ocupados.

No fundo, acaba quase por ser um "Waze" integrado directamente no automóvel - esperemos apenas que as marcas tenham a sensatez de assegurar que o custo das comunicações fica do seu lado, em vez de cobrarem aos clientes por estes estarem a fazer o seu trabalho.


Windows 10 continua a levantar questões de privacidade na UE



A Microsoft tem tentado simplificar as opções de recolha de dados no Windows 10, mas diversas entidades reguladoras europeias continuam a dizer que é preciso fazer mais e melhor.

O Windows 10 deverá receber em breve uma actualização que adiciona todo um novo painel de ajuste das opções de privacidade, com informação mais clara e concisa; mas várias entidades de protecção de dados europeias continuam a achar que a Microsoft abusa no seu direito de recolher automaticamente informação e de a partilhar "com quem entender", sem que os utilizadores sejam claramente informados disso.

Até ao momento, desactivar a recolha de dados no Windows 10 é algo que pode obrigar a desligar definições em mais de uma dezena de ecrãs diferentes, e também visitar web sites externos...


Movie&Tech by LG na Fnac do Colombo



Se gostam de cinema, TV, ou simplesmente de olhar para os fantásticos televisores OLED da LG, terão mais uma oportunidade inesquecível já no próximo dia 1 de Março no Fnac do Colombo. A sessão "Movie & Tech" aproveitará para apresentar os melhores momentos da cerimónia de entrega dos Oscars, e contará com a presença de Rui Pedro Tendinha, crítico de cinema, e Mister Gadget, para uma conversa informal sobre cinema e tecnologia... acompanhados por uma TV OLED 4K (B7V 65").

Se andarem por perto do Colombo no próximo dia 1 de Março, não percam.


Samsung aposta na Realidade Aumentada e VR para o MWC


Uma vez que o Galaxy S8 só será revelado mais tarde, a Samsung tem que recorrer a outros chamarizes para o MWC, e para além de um novo tablet, o destaque irá para vários projectos do seu C-Lab que trabalha em projectos futuristas.

Os visitantes em Barcelona poderão ver projectos como o VuildUs, que permiti fazer o scan 3D de uma casa e decora-la virtualmente usando VR; o traVRer que permite visitar locais famosos como se se estivesse lá;  ou ainda o Monitorless, que permite adicionar um "monitor" mesmo à frente dos olhos usando uns óculos que parecem inspirados no HoloLens.






Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)