2017/02/09

Notícias do dia

As novidades do Android Wear 2.0; a versão mais "leve" Facebook Lite chega a mais países; a Magic Leap vai mostrar primeiro protótipo "final" na próxima semana (mas só aos directores); o SteamCleaner elimina ficheiros esquecidos do Steam, UPlay, Origin e GoG; e a Europa acaba com as fronteiras digitais... mas só parcialmente.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que esta semana temos para oferecer livros de programação PHP da FCA (e também uma entrevista com o seu autor Frederico Tavares).

Kaspersky alerta para malware difícil de detectar em bancos e empresas de 40 países



A Kaspersky tem um relatório que indica que há uma nova vaga de malware que já infiltrou centenas de empresas em 40 países, incluindo bancos, e que se torna difícil de detectar por não manter ficheiros locais. Este novo ataque utiliza ferramentas de administração para injectar processos maliciosos directamente na memória do computador, complicando imensamente o processo de detecção dos mesmos: sendo que mesmo um "scan" ao disco não revelará nada de suspeito, a não ser que se saiba exactamente aquilo que procurar.

O maior número de infecções deste tipo foi detectada nos EUA, França e Rússia, sendo preocupante que tenha chegado a bancos, instituições governamentais e até a empresas de telecomunicações. (E resta-nos imaginar se não estará muito mais disseminado, em computadores pessoais...)


Udacity disponibiliza simulador de condução autónoma como open-source




Interessados nos sistemas de condução autónoma, mas sem recursos para criarem o vosso próprio automóvel real? Nada como recorrer ao mundo virtual e à ajuda de um simulador de automóveis que permitirá validar e avaliar o vosso sistema.  Por conta do seu nano-degree de condução autónoma, a Udacity disponibiliza o seu simulador de carros autónomos como open-source.

... Quem sabe, é o primeiro passo para poderem vir a ser contratados pela Tesla, Google, Uber ou Apple para ajudarem nos seus projectos de condução autónoma.


Tesla passa a mostrar lugares disponíveis nos postos de carregamento



Não haverá nada mais chato para alguém num Tesla a precisar de recarregar as baterias, do que chegar a um posto Supercharger apenas para descobrir que todos os lugares de carregamento estão ocupados. Felizmente, a partir de agora será possível evitar essa surpresa desagradável, pois o sistema de navegação indicará quantos lugares estão livres/ocupados nos postos Supercharger.

É um "problema" que deverá deixar de ser problema num futuro não muito distante, pois a próxima geração de postos Supercharger e baterias irá possibilitar carregamentos bastante mais rápidos que se aproximarão do tempo gasto a reabastecer um carro com combustíveis convencionais.

... Entretanto, a Tesla também já começa a preparar a fábrica para a produção dos muito aguardados Model 3.


Google Doodle celebra Carmen Miranda



E porque é sempre simpático ver alguém Português em destaque, a Google não deixou passar despercebido 108º aniversário de Carmen Miranda. Figura que pode estar associada aos ritmos brasileiros mas que tecnicamente é portuguesa, nascida em Marco de Canaveses (embora a mãe só estivesse a aguardar o nascimento da filha para ir para o Brasil logo de seguida).

Fica como exemplo de como, na maior parte das vezes, se têm mais a ganhar com a abolição de fronteiras do que com a criação de muros. ;P


Facebook começa a dar informação meteorológica mais destacada



A informação meteorológica ainda é um factor de interesse para a maioria das pessoas, e talvez por isso o Facebook esteja a dar mais destaque à apresentação de informação sobre o estado do tempo na sua app. Os utilizadores do Facebook verão agora um mini-relatório sobre as condições meteorológicas assim que abrem a app, podendo expandir a previsão para um relatório mais detalhado, ao estilo do que têm numa app dedicada.

... Parece que o Facebook prefere que até esses breves instantes sejam passados dentro da sua app em vez de deixar o utilizador escapar-se momentaneamente para uma app externa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)