2017/02/09

Novo sensor da Sony vai captar Full HD a 960fps


A Sony é um dos principais fabricantes de sensores de imagem usados em inúmeras câmaras e smartphones, e para breve promete um novo sensor com capacidades revolucionárias, conseguidas à custa da integração de memória RAM directamente no sensor.

Tradicionalmente, um sensor de imagem consiste numa área com pixeis sensíveis à luz, responsáveis por captar a imagem, e o restante circuito do controlo que se encarrega em fazer o varrimento e a leitura desses pixeis. A Sony diz ter encontrado forma de integrar uma camada de memória RAM directamente no chip, e que vem abrir todo um novo conjunto de possibilidades.



Com a memória integrada directamente nos próprios pixeis, um sensor de imagem pode fazer coisas como: captar vídeo Full HD a 960fps, captar imagens "full-frame" de 19.3MP a 30fps, e permitir todo o conjunto de novas técnicas de redução de ruído na imagem que até ao momento eram impossíveis de implementar.


Um dos benefícios secundários mas que também será visível, será a redução dos efeitos de distorção do rolling shutter. Embora este sensor continue a utilizar tecnicamente o rolling shutter, a sua muito maior velocidade de leitura permite que o efeito de distorção do movimento entre o processo de varrimento seja muito inferior, ao ponto de ser praticamente imperceptível a não ser no caso dos objectos a velocidades bastante elevadas.

Ficamos a aguardar pelo primeiro smartphone a dar uso a este novo sensor! :)

4 comentários:

  1. Não entendo porque é que abandonaram os sensores ccd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custo, consumo, complexidade,... :)

      Eliminar
    2. Certo, mas em todos os mercados existem segmentos distintos, e produtos a preços diferentes, para terem desaparecido complementamente do mapa, seria de supor que fossem simplesmente inferiores em todos os aspectos. Recentemente comecei a brincar com uma mavica, e o sensor ccd maravilha-me.

      Eliminar
  2. É tudo uma relação custo/benefício. Actualmente as prestações dos CMOS superam um CCD na maioria das aplicações de consumo (tendo em conta todos os aspectos referidos). Pelo que, os CCDs continuam a ter lugar, mas para aplicações específicas...

    ResponderEliminar