2017/02/15

Planet lançou 88 satélites para o espaço de uma só vez


A Planet, empresa que ficou com secção de satélites de imagem da Google, conseguiu um feito notável, ao lançar para o espaço 88 satélites de uma só vez - assim conseguindo o seu objectivo de conseguir captar imagens de todo o planeta a cada dia.

Com o lançamento destes 88 satélites, a Planet fica com uma constelação de 149 satélites em órbita, sendo que 144 deles têm como missão captar imagens do nosso planeta em média resolução, e 5 conseguem captar imagens de alta resolução. A grande vantagem desta que é a maior constelação de satélites de uma empresa privada, é a de que será possível obter imagens do nosso planeta diariamente, sendo de valor incalculável para inúmeras aplicações.

A quantidade de dados que isto representa é também "astronómica", pelo que a Planet teve também que criar a segunda maior rede de estações terrestres para conseguir receber toda a informação que diariamente será enviada para o solo. A que se soma a necessidade de processar todos esses dados de forma a que ganhem a utilidade desejada.

Embora este novo lote de satélites só vá ser activado progressivamente ao longo dos próximos três meses, o que isto significa é que estamos um pouco mais próximos de podermos chegar ao Google Earth/Google Maps e ver imagens de satélite referentes ao dia anterior! E assim, de repente, a ideia de ter um Google Maps com imagens de satélite em tempo real, já quase deixa de parecer tão difícil... :)

3 comentários: