2017/02/28

Traffic shaping da NOS está a dificultar ver vídeos no YouTube e Netflix?


Se são clientes NOS e estão a ter dificuldades em ver vídeos no YouTube ou Netflix, o problema não deverá ser vosso mais sim do vosso operador, com um número crescente de reclamações de que algo se passa.

Há algum tempo que no nosso grupo de discussão começaram a surgir queixas de pessoas com serviço NOS de mais de 100Mbps que se queixavam de nem sequer conseguirem ver um normalíssimo vídeo do YouTube sem que este estivesse a parar continuamente para acumular o buffer, e entretanto já surgiu no Portal da Queixa queixa idêntica e que também refere atrasos no Netflix e também a nível global: com ligações que em determinadas horas baixam para velocidades de apenas 1.5Mbps!

É certo que o traffic shaping faz parte do conjunto de ferramentas que um operador dispõe para gerir o tráfego na sua rede, mas não há qualquer desculpa que justifique que um cliente que pague por um serviço de 50 ou 100Mbps náo tenha velocidade suficiente que lhe permita ver YouTube ou Netflix sem paragens - e se tal estiver a acontecer por uma questão de sobrecarga em determinada zona, é obrigação do operador rectificar a situação... ou aplicar uma redução proporcional da mensalidade, tendo em conta que está a fornecer apenas 1/50 ou 1/100 da velocidade contratada.

Se são clientes NOS (ou de outros operadores), têm notado este tipo de problemas na vossa área? Se sim, deixem-nos indicação nos comentários.

47 comentários:

  1. Eu na minha zona (e sou ADSL) tenho esse problema.
    Gosto de ver futebol, e alguns jogos so consigo ver em stream que dão em canais que não são portugueses, e tenho uma aplicação para tal.

    Em vários casos, a velocidade da internet até e bastante boa, mas em questão de multimédia falha muito. Youtube também é um dos casos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. eu já tive problemas há coisa de 2 meses.
    De noite depois das 20h a minha internet de 200/20 passava a ser 5mb/0,07mb e a vezes 1/0,01 liguei para lá, tentaram aceder ao router remotamente nem isso conseguia, ainda perguntei como ele queria fazer isso com upload de 0,07 com ping de 200 :D.
    COnfirmou que o serviço estava muito mau, e remotamente deu um aumento de sinal, a internet até hoje está perfeita, e tambem informou que iam mandar um tecnico á minha zona, foi lá confirmou o sinal na rua e em minha casa.
    Na minha zona amadora, não tenho queixa do serviço de apoio da nós, funciona bem e rápido :)

    ResponderEliminar
  3. Eu vejo-me à rasca para fazer um jogo de FIFA! Felizmente já não estou fidelizado e deverei mudar de operadora.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho 40MB contratados em 4G, durante o dia chega aos 5Mb no Máximo, mas a partir das 20h nem ao 1Mb chega!! E isso irrita-me profundamente. Dizem sempre a mesma coisa: "Sobrecarga da antena".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois e é essa a desculpa que me dão sempre, já troquei de cartão e já testei com outra placa e continua igual.

      Eliminar
  5. Isto depende muito da velocidade base da ligação, tem que ser bastante alta para aguentar as quebras em certos períodos.
    Aqui por casa (NOS fibra) tenho contratado 100Mbs e por Wi-Fi anda pelos 50Mbps. Pode cair até aos 30Mbs ou menos (mas sempre acima dos 10Mbps) que continuo sem problemas de streaming.
    Antes só tinha 10Mbps de Wi-Fi, quando caía um bocado, aí sim tinha problemas no Netflix. E lá está, o Wi-Fi perde muito em relação à ligação toda por cabos. É possível que muitos reclamantes achem que se têm contratado 100Mbps por cabo também o deviam ter por Wi-Fi. Nem pouco mais ou menos, se o router da NOS estiver mal localizado. Comigo o ZonHub só faz de modem e está ligado por cabo a um router num lugar central.

    Por isso é uma verdade de La Palisse dizer que se precisa de uma velocidade alta para aguentar as quebras. "Eh pá, mas não devia haver quebras, uma velocidade contratada de 5 ou 8Mbps devia chegar para ver o Netflix sem problemas" Pois ...
    Se as quebras são por sobrecarga ou "traffic shaping" não sei, mas é um facto que existem - e por isso é preciso uma folga.

    ResponderEliminar
  6. Essa imagem foi publicada por mim...é o segundo ataque de traffic shaping que deteto.

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Sou NOS e nunca vi problemas desses, tenho 100mb contratados e ainda agora por exemplo fiz o teste: http://www.speedtest.net/my-result/6090277919

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por Wi-Fi, numa zona afastada do router, dá-te quanto?

      Eliminar
    2. 22,22 Download, 8 Upload, 9ms o que é normal com o router da V3 da NOS (g/n)

      Eliminar
    3. Com um router ac ligado ao da NOS por cabo de rede, tenho 121 Download e 8 Up com os mesmo 9ms :)

      Eliminar
    4. Obviamente que eu estava por WIFI ac neste último teste

      Eliminar
    5. Olá então mais logo quando jogar o Estoril-Benfica tente visualizar o jogo na net para ver se consegue

      Eliminar
    6. Vou testar e depois coloco aqui os resultados!

      Eliminar
    7. Durante o jogo por wifi router NOS 22 / 8 na mesma...

      Eliminar
    8. Já não é a primeira vez que coloco este comentário....
      Os operadores têm equipamentos em que uma das primeiras regras é detectar este tipo de trafego, caso seja é dado toda a largura de banda ao utilizador, Ou seja este teste vale 0!!!!!
      Querem testar se têm menos largura do que foi contratado então OK, mais do que isso não.

      Eliminar
  8. Eu tenho NOS e confirmo o traffic shaping, tenho 120mgs que por altura dos jogos de futebol deve ficar em 1mg.Mal termina o jogo fica normal, não é sobrecarga são eles que baixam a velocidade de propósito para ninguém conseguir fazer streaming, até usam uma máscara no Speedtest pois se verificarem quando está a falhar e fizerem um teste dá a velocidade contratada. São uns porcos e merecem que toda a gente mude de operador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que? se for por esse motivo protecção a Sport tv todos os operadores fariam o mesmo pois a mesma pertence ou vai pertencer em partes iguais Olivedesportos,Nos;Vdf e Meo.
      Mas confirmo também já senti isso na velocidade da Net durante os jogos mas não quero acreditar que seja propositado, acredito é que imensas pessoas estejam on-line em streaming e gera constrangimentos na rede.

      Eliminar
  9. O MEO teve uns problemas com youtube à uns bons tempos e era por causa do IPV6. Desligando acabavam os problemas. Não custa nada tentar :) para ver se esse é realmente o problema na NOS.

    ResponderEliminar
  10. Sou cliente NOS ( 100 Mb ) há vários anos e nunca tive problemas até há uma semana atras. Nestes últimos dias já aconteceu pelo menos duas vezes ter velocidades de 1,5 Download e 0,5 upload ( por cabo ) !!

    ResponderEliminar
  11. Tenho a NOS por 4G e já chegaram ao ridículo de me propor para mudar as definições do modem para 3G a ver se apanhava mais velocidade! Tenho constantemente velocidade de 1 mbps! Só funciona bem de manhã e a partir das 3h da manhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é ridiculo, até pode fazer sentido, podes estar numa zona com o 4G muito fraco enquanto que o 3G pode ser bom e se assim for podes ter até 56 Mbit/s em vez de 1Mbit/s do qual te estás a queixar... Na prática o que te interessa é ter velocidade e pouco lag, por isso, esquece a "tecnologia"

      Eliminar
  12. Sou cliente da NOS "fibra" e não notei (para já) traffic shapping. Por vezes, parece que demoram a carregar, mas acabam por carregar depressa. Só noto no telemóvel, mas atribuo iso ao facto de estar longe do router.

    ResponderEliminar
  13. MEO fibra 100
    S. Vicente Braga
    Usar o YouTube à noite e fim de semana é difícil.

    ResponderEliminar
  14. Não tenho qualquer problema de acesso com a nos. No entanto uso ligação PowerLine e uso cabo cat5e e não consigo ligação gigabit reconhecida pelo Windows, ainda que o pack na embalagem anunciasse velocidades de até 300mb. Alguém me sabe ajudar? Obrigado

    ResponderEliminar
  15. Passa se mesmo em todos fornecedores infelizmente , é sempre a roubar como vem já da nossa historia , esta nos genes da nosso povo roubar o proximo para eu ficar bem..

    Eu tenho meo e fazem mesmo 100mb.

    Isto so la vai se malta comprar uma vpn e ai quero ver como rede aguenta!
    Antigamente existia os plafons , agora com ilimitado então abusam ainda mais sempre a roubar no preço nos aumentos e no TS.

    Resumindo ganham sempre, ideial era ver esses users afectados com uma vpn, nem que se compra se uma e usar 1 mes apenas um de cada vez para ver a diferença de velocidades e ts ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá eu sou 1 dos afectados, tenho NOS e comprei uma VPN e resultou, no jogo do Estoril-Benfica vi sem qualquer problema. Tive umas paragens no final do jogo mas julgo que nessa altura a velocidade devia de estar nos mínimos dos mínimos porque baixei a qualidade do link de streaming e ficou sem paragens. É triste que tenha que ser assim mas dentro de 3 meses vou mudar para a Vodafone

      Eliminar
    2. Usa servidor gratuito para ver jogos de futebol e acha que o problema é do ISP, lool

      Eliminar
  16. Eu sou cliente NOS e á noite e fins de semana é uma constante, já reclamei várias vezes, só reagiram quando pedi para me passarem para o departamento de rescisão de contrato e aí sim assumiram que estão com um problema na minha zona e que ficaria resolvido em Março e fizeram me um desconto na fatura por todos os meses (3) em que tive problemas. Tenho contratado 100MB e chego a ter dias só com 1MB

    ResponderEliminar
  17. Já algum tempo que tenho dificuldades no YouTube, já liguei para a nos , no qual dizer que mudaram de canal no modem, mas o problema mantém-se

    ResponderEliminar
  18. Eu infelizmente também me queixo do mesmo problema já fiz Speedtest e roda me os 35/45mbps e na minha smart TV 2mb e tenho um serviço contratado de 120mb estou Martinho que acabe o contrato para poder mudar de operador,abaixo a NOS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, foi ao site do speedtest n smart TV foi isso?

      Eliminar
  19. Eu ultimamente tenho tido problemas para os vídeos em HD. Tenho contratado net 100MBs para a zona de Almada

    ResponderEliminar
  20. 100 mb Fibra, Ponta Delgada, então quando está a dar futebol chego a ter 1,2 mb.
    Mas o sufoco está quase a acabar em Dezembro conto lhes uma História.

    ResponderEliminar
  21. Sem problemas desde que mudei para a Vodafone por vezes muito raramente a horas fora das normais a velocidade baixa um pouco mas muito raro mesmo e nos fóruns o pessoal queixa se também julgo que sejam manutenções ou problemas Gerais na rede da vodafone no país todo mas em 1 ano aconteceu não mais que 3 vezes e pouco tempo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Se vocês parassem "mazé" de fazer pirataria com o futebol, a gente não tinha metade destes problemas com a net! Estais a deitar demasiada atenção para a pirataria e isso nunca é boa ideia. Por isso, toca a estarem quietos para que eu possa desfrutar dos meus streams em paz :D

    ResponderEliminar
  24. SOU CLIENTE NOS E Confirmo o mesmo problema que é recorrente, principalmente à noite

    ResponderEliminar
  25. Tenho NOS 120/8. Em relação ao download de torrents não me posso queixar de TS mas em relação ao upload de torrentes todos os dias entre as 17h e a 2h o upload de torrentes é me reduzido para 10%

    ResponderEliminar
  26. Haha, onde é que já vi isto, a NOS sempre o fez, sempre consumi bastante tráfego como youtube e sempre tive esses problemas, medi vezes sem conta a ligação com ferramentas de detecção de traficâncias shaping e todas elas detectavam mas da NOS eles sempre negaram, sentindo-me profundamente roubado e lesado e sem qualquer solução ou resposta decente da ANACOM, finalmente consegui com uma grande perseguição que a MEO instalasse fibra real no meu prédio e nunca mais tive nenhum problema, adoro a fibra. O problema da NOS é que para acompanhar o mercado e os pacotes oferecidos por operadores que dispõem de fibra REAL, tenta fornecer os mesmos pacotes e velocidades quando não os conseguem cumprir com apenas cabo coaxial, têm então que lesar os clientes cortando porque venderam pacotes muito acima do que conseguem realmente disponibilizar...

    ResponderEliminar
  27. Tenho meo fibra total 100, e em Streams é grupe.. Da pra contornar o ts da meo?

    ResponderEliminar
  28. boa noite sou cliente da nos e já a um mes que tenho velocidades e 20 a 30 mbps durante o final da tarde e ás noites. demanha tenho a velocidade contratada que é de 200mbps. depois de tantas reclamaçoes continuo com o mesmo problema. na nos dizem que esta tudo certo que o router esta bom e que a velocidade que chega ao router e de 200 a 210 mbps que o problema nao é deles....

    ResponderEliminar
  29. A NOS anda a fazer Traffic Shaping como nunca fez em torrents, 5Kb de download no maximo a sacar o ubuntu!!! NAO USEM A NOS!!!! https://ibb.co/kjUxZb

    ResponderEliminar