2017/02/19

YouTube vai acabar com publicidade de 30s que não se pode passar à frente


Não há nada mais irritante do que querer ver algo e ser forçado a aturar 30 segundos de publicidade, e o YouTube parece finalmente ter reconhecido que este formato não estava a dar resultado, indicando que o irá abandonar em 2018.

Isto não significa o fim dos anúncios de 30 segundos, mas apenas que a partir dessa data os utilizadores terão sempre a possibilidade de os passar à frente se assim o entenderem. Ter em conta que continuarão a existir blocos sem "skip", mas com duração mais reduzida, tal como já acontece actualmente.

A decisão é curiosa, pois bem sabemos que este tipo de medida raramente tem como principal motivo os gostos do público; pelo que a leitura que se pode fazer disto é que o YouTube já começa a ficar preocupado com a forte ofensiva que o Facebook tem feito no vídeo, pretendendo ser uma alternativa ao YouTube; e que prefere começar já a preparar alguns "mimos" para os seus utilizadores, antes que estes comecem a achar que é mais vantajoso e cómodo usarem os vídeos no Facebook, onde provavelmente já passarão grande parte do seu tempo.

Por agora, não haverá muitas diferenças... o fim dos blocos inultrapassáveis de publicidade de 30 segundos só serão abolidos em 2018, pelo que durante este ano de 2017 ainda se arriscarão a levar com muitos pela frente... a não ser que usem um adblocker que também limpe a publicidade no YouTube.

2 comentários:

  1. Eh pá, eu não conseguia viver no youtube sem o adblock (e já agora, sem o magic actions que permite controlar o volume com o scroll, colocar os videos automaticamente em fullhd, parar o autoplay, etc.). Quando levo com anúncios em telemóveis quase que desespero.

    PS: Mas sou um GRANDE FÃ de anúncios...para os outros :) Sem eles o sistema de borlix não funciona, por isso, malta toca a ver anúncios e se não sabem o que é o adblock, esqueçam porque é só malware :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não sabe o que é um Adblock, com certeza não sabera o que é malware...

      Eliminar