2017/03/25

Criança de 4 anos usa a Siri para salvar a mãe


Não haverá cenário mais assustador para uma criança do que deparar-se com os seus pais incapacitados, mas no Reino Unido temos um caso que felizmente acabou bem, de uma criança de 4 anos que conseguiu falar com os serviços de emergência usando a Siri depois de descobrir a mãe inconsciente.

O caso já seria insólito, mas tornou-se mais ao nos mostrar que muita da tecnologia que temos ao nosso alcance nem sempre facilita aquilo que se esperaria que facilitasse. Neste caso, a criança de 4 anos teve que usar os dedos da mãe inconsciente para desbloquear o iPhone, e de seguida usar a Siri para chamar os serviços de emergência. Na verdade, não seria necessário fazê-lo, pois é possível ligar para os serviços de emergência mesmo com um iPhone bloqueado - no entanto, é fácil perceber que uma criança (e até um adulto) facilmente se esqueça dessa possibilidade, se é que está a par dela.

Neste caso tudo acabou bem, com a criança a revelar um extraordinário sangue frio para lidar com toda a situação; mas facilmente o caso poderia ter tido um desfecho completamente diferente, do estilo "mãe morre porque filhos não conseguiram telefonar para pedir ajuda num smartphone bloqueado". Embora sejam situações que ninguém deseja enfrentar, acaba por relembrar para a necessidade de educar os mais pequenos sobre alguns procedimentos a que poderão recorrer em situações de emergência.

Tal como é recomendável ensinar-lhes números de contacto e moradas; talvez seja necessário indicar-lhes como poderão usar os smartphones para pedir ajuda, mesmo quando estão bloqueados.


2 comentários:

  1. Fascinante como com 4 anos teve periçia em fazer todo sozinho !

    ResponderEliminar
  2. Fascinante como com essa idade ainda escrevas mal a palavra perícia. Tambem podia dizer que te faltou "periçia".

    ResponderEliminar