2017/03/29

Google inclui teclado Gboard no Google para iOS

Parece que a Google não estava satisfeita com a adopção do seu teclado Gboard no iOS, e por isso recorre a uma táctica mais drástica para garantir que chega a mais utilizadores: integrando-o na sua app principal.

O teclado Gboard passa a estar incluído na app da Google para iOS, o que obviamente fará com que mais utilizadores se sintam tentados a experimentá-lo (e não perdem nada em fazê-lo, já que é um excelente teclado e com inúmeras funcionalidades). O Gboard suporta múltiplas línguas, pesquisa de emoji e GIFs animados, transcrição de voz e escrita à "swype", para além de permitir fazer pesquisas no Google de forma imediata.


Para além disso, a app passa também a disponibilizar um widget com as últimas notícias, que pode ser adicionado ao painel de widgets do iOS ou, curiosamente, acedida via 3D Touch no icon da app da Google. O uso do 3D Touch também foi reforçado, com os atalhos a darem acesso imediato a pesquisas por imagens, voz, pesquisas em modo incognito, e pesquisa rápida; sendo que dentro da própria app se poderá fazer um 3D Touch no "G" para dar início a nova pesquisa de qualquer lugar onde se esteja, ou nos resultados das pesquisas para ver um preview dos mesmos.

... Não há dúvidas quanto ao interesse que a Google tem em manter a sua clientela satisfeita, mesmo quando estão a usar plataformas da concorrência. :)

2 comentários:

  1. Pois eu uso o teclado Gboard desde que saiu e nunca uso a app Google :)

    É preciso uma certa habituação, usar o indicador para diminuir o número de letras que não se vêem debaixo do dedo, estar atento aos erros que se se escrever letra a letra não aparecem, mas é curtido.

    ResponderEliminar
  2. Acho que é estupendo. Além de nos dar indicações de possíveis erros, dá-nos mais rapidez. Claro que de princípio notamos alguma diferença. Mas acho que é uma questão de hábito. Gosto muito.

    ResponderEliminar