2017/03/02

Notícias do dia

A Oppo mostrou como meter um zoom óptico de 5X num smartphone; o novo Volvo XC60 não só trava sozinho como se desvia de obstáculos; Xbox Game Pass dá acesso a mais de 100 jogos por €9,99/mês; o Sony Xperia Touch transforma qualquer superfície num tablet Android; e brinquedos ligados à cloud puseram em risco gravações de pais e crianças.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo que esta semana vos pode valer um mini-tripé para o smartphone.


HTC prepara smartphone com partes laterais sensíveis ao toque?



A HTC tem estado longe dos seus tempos de glória, mas parece estar a preparar algo original para o seu próximo topo de gama: partes laterais sensíveis ao toque.

A ideia de expandir a capacidade "touch" para além do ecrã é algo que há muito se fala, mas até ao momento ainda ninguém apostou nisso a sério. Imagino que o principal motivo é que este tipo de tecnologia, à semelhança dos ecrãs sensíveis à pressão, não passará de uma curiosidade se não tiver suporte a nível de sistema. Pelo que, por muito interessante que seja, iria estar disponível apenas para algumas apps específicas da HTC, ou alguns atalhos globais.


Prisma ganha criador de efeitos e loja de filtros

A app Prisma continua a fascinar muitos utilizadores com os seus filtros artísticos proporcionados por inteligência artificial, e é de prever que venha a fascinar ainda mais, pois em breve será possível criar novos efeitos e eventualmente disponibilizá-los na sua nova loja de filtros.

Embora as intenções de se poderem vir a ter filtros pagos seja evidente, por agora todos os filtros disponíveis na loja são gratuitos. E quanto ao sistema de criação de novos efeitos, consiste em dar uma imagem como exemplo, e o sistema de inteligência artificial irá tentar extrair o "estilo" da imagem para que posteriormente possa ser aplicado a qualquer outra - um processo que por agora demora cerca de hora e meia por efeito, e que ajudará a explicar porque motivo é uma funcionalidade limitada apenas a alguns utilizadores (por agora).


MacBook Pro Retina "explode"



O caso dos Galaxy Note 7 veio dar mais visibilidade aos riscos das baterias de lítio, mas a verdade é que incidentes isolados há muito que vão acontecendo com praticamente todos os modelos e equipamentos. Por exemplo, temos um caso dum MacBook Pro Retina que também começou a fumegar e praticamente se auto-incendiou devido a um problema numa das suas baterias - e embora o relato de baterias inchadas seja já bastante conhecido nos MacBooks, quando se trata de um MacBook todo em metal que dificulte esta expansão... este tipo de situação poderá ser mais provável.

Por via das dúvidas, o melhor é nunca deixarem equipamentos com baterias de lítio em locais onde este tipo de ocorrência possa provocar danos maiores. (Ah, e não esquecer de ter os backups em dia!)


Nintendo Switch chega amanhã às lojas



Para os mais distraídos, a nova Nintendo Switch chega amanhã às lojas, e torna-se obrigatório que seja acompanhada de imediato por The Legend of Zelda: Breath of the Wild (pelo menos). A grande questão será mesmo escolher entre a versão com os joy-con em preto, mais discretos, ou a versão com os joy-con coloridos em azul e vermelho neon.

... Sinceramente, ainda estou indeciso e acho que, qualquer que seja a decisão, vou ficar sempre a pensar que devia ter optado pelos outros. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada


3 comentários:

  1. Um robot que certamente não havia antes :)
    http://www.recode.net/2017/3/1/14771330/boston-dynamics-new-nightmare-robot

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já por cá passou ontem. :)
      http://abertoatedemadrugada.com/2017/03/noticias-do-dia.html

      Eliminar
    2. É um meio cavalo, meio mota, meio patinador :)
      Lá equilíbrio o gajo tem.
      Comparado com os robots que pedem licença a um pé para mexero outro. Este é bem acelerado.

      Eliminar