2017/03/03

Notícias do dia

Bitcoin supera valor do ouro pela primeira vez; a NASA disponibiliza gratuitamente software para 2017-2018; novo sistema de compressão da Netflix melhora vídeo a velocidades reduzidas; o Meizu Super mCharge carrega bateria de 3000mAh em 20 minutos; e com a próxima grande actualização o Windows 10 vai permitir adiar as actualizações para quando for mais conveniente para o utilizador.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo que esta semana vos pode valer um mini-tripé para o smartphone.

Google confirma novo Pixel para este ano



Já seria de esperar, mas agora surge confirmação oficial da Google de que teremos uma nova geração de smartphones Pixel este ano.

A maior novidade será talvez a indicação de que a Google continuará a posicionar o Pixel como topo-de-gama, contrariando as indicações de que este ano poderíamos ter direito a um Pixel mais acessível que competisse nos segmentos inferiores. Aparentemente, a Google só se preocupa em fazer frente aos iPhones (esquecendo-se que até a Apple tem os iPhone SE para dar resposta a quem procura um iPhone mais "económico").

Vamos lá ver como as coisas resultam a longo prazo....


Amazon prepara-se para lançar câmara de vigilância?



Depois de ter posto orelhas em nossas casas com o Echo, a Amazon prepara-se para dar olhos à Alexa com o aparentemente iminente lançamento de uma câmara de vigilância. A existência de um anel azul luminoso é uma óbvia referência à Alexa, pelo que se poderá dar o caso da câmara também servir como ponto de comunicação com a assistente digital da Amazon - e, conhecendo-se a Amazon, é de imaginar que tenha condições concorrenciais para o armazenamento das gravações na cloud a preços mais simpáticos que os da Nest, por exemplo.

... Se calhar, não seria mal primeiro esclarecer como é que ficam as coisas em caso das autoridades pedirem o acesso a estes registos de vídeo, sendo que já temos casos em que estão a pedir acesso às gravações feitas via Echo.


Google mais amigo das pesquisas de caracteres especiais de programação



Já todos sabemos que o motor de pesquisa da Google nos dá acesso a praticamente tudo o que se deseje pesquisar, mas há casos específicos que se podem tornar numa dor de cabeça, como quando se tinha necessidade de pesquisar por caracteres especiais de linguagens de programação. Algo que a Google finalmente diz ter resolvido.

Agora, pesquisar por coisas como "===" ou "!=" ou "||" passarão a dar a resposta adequada relativamente à linguagem de programação que se estaria a pesquisar, e de forma indirecta também permitirão fazer pesquisas de coisas como "c++17" sem que a pesquisa seja transformada em "c17" e mostrando resultados completamente diferentes dos que se pretenderiam.


Falha na AWS causada por erro humano




A falha na AWS da Amazon deixou inúmeros sites e serviços inacessíveis durante várias horas e, como seria de esperar, fazia todo o sentido que a Amazon explicasse o que se tinha passado. Afinal, tudo foi devido a um simples erro humano ao escrever um comando numa linha de comandos...

Um erro na introdução de um comando que deveria desligar apenas alguns servidores acabou por desligar parte significativa da rede, incluindo servidores que não eram desligados há anos e que depois demoraram ainda mais tempo a reiniciar. Para o futuro a Amazon diz que irá implementar ferramentas que impeçam que um simples erro possa desligar parte significativa da rede sem validação adicional.

Suspeito que a pessoa em causa será mais uma daquelas que vai passar a ter um medo especial da linha de comandos.... :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



1 comentário:

  1. Até la o primeiro pixel chega cá...ou não!

    É que para alem de pensar premium (e percebo perfeitamente porque) ainda por cima apenas se lembram de meia dúzia de paises!

    Nunca percebi como é que a Google nao consegue fazer um lançamento mundial...e isto acontece desde o primeiro nexus.

    ResponderEliminar