2017/03/08

Notícias do dia

Os Galaxy S7 em Portugal já estão finalmente a receber a actualização para o Android 7; ainda referente a Portugal, vamos poder levantar encomendas da Amazon em postos da Repsol; temos uma mega-promoção com os 10 artigos mais pedidos; e ainda mais uma revelação da Wikileaks que acusa a CIA de até utilizar Smart TVs da Samsung para espiar pessoas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que o Apps do Android está a celebrar o seu aniversário e tem muitas prendas para dar; que estamos a oferecer livros TypeScript da FCA; e que ainda vão a tempo de participar no fundo de gadgets da Nintendo Switch.


Apple absorveu 79% dos lucros dos smartphones em 2016



Já não será novidade, mas mais uma vez a Apple demonstra o seu estatuto único, ao conseguir obter esmagadora maioria dos lucros no sector dos smartphones (79%) mesmo tendo apenas 14.5% do mercado.

Segundo um estudo da Strategy Analytics, a Apple terá ficado com 44.9 mil milhões de dólares, de um lucro global do sector de 53.7 mil milhões. A Samsung, mesmo tendo uma quota de mercado de 20.8%, terá tido um lucro de "apenas" 8.3 mil milhões. Já no ano anterior a Apple tinha igualmente conseguido cerca de 90% dos lucros à custa de 20% do mercado.

Não admira que todos tentem replicar a "fórmula do sucesso" da Apple... mas não parece ser fácil de copiar.


Vimeo ganha finalmente vídeos a 360°


Demorou, mas o Vimeo ganha finalmente suporte para vídeos a 360°, que permitem arrastar o ponto de visualização para onde quer que se deseje ou, em opção, serem vistos usando óculos VR para se ficar com a sensação de se estar "lá".





Nvidia lança Jetson TX2 - o dobro da potência em apenas 7.5W



Depois do TX1, eis o Jetson TX2. Destinado para todo o tipo de aplicações que exijam grande capacidade de processamento em volume reduzido (e com limitações de energia), o TX2 consome menos de 7.5W mas tem o dobro da eficiência do seu antecessor; podendo em alternativa também funcionar no modo de máximo desempenho, gastando 15W mas com o dobro do desempenho do TX1.

As aplicações estendem-se entre coisas como capacidade de visão em drones e veículos autónomos, sistemas de inteligência artificial que corram localmente sem dependência de uma "cloud", ou até a junção de múltiplos streams de vídeo para criar vídeos 4K a 360° em tempo real. Cada módulo Jetson TX2 custa $399, com o developer kit a custar $599.


Cientistas criam "esponja" capaz de remover óleo da água


Limpar a água de derrames de óleo tem sido uma tarefa complicada, e os métodos existentes quase nunca são tão eficazes quanto o desejável. Agora, cientistas inventaram uma nova esponja que parece ser tudo aquilo que sempre se desejou.

A Oleo Sponge pode absorver até o óleo que estiver debaixo de água, permite a recuperação do óleo, pode ser reutilizada vezes sem conta - podendo também ser fabricada de modo a atrair diferentes tipos de óleo em função das necessidades.





Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. Existe uma material que é também um excelente absorvente de óleos mas que não é reutilizável que é a cortiça. Grande inovação.

    ResponderEliminar